Será lançado no próximo dia 8 de março, quarta-feira, às 18h30, na Livraria da Vila, localizada no Galleria Shopping, em Campinas, o livro “Ativismo digital e imagem: estratégias de engajamento e mobilização em rede”, elaborado a partir da tese de doutorado de Tarcisio Torres Silva, defendida no programa de Artes Visuais da UNICAMP.

A obra trata das imagens e afirma que elas têm papel essencial na construção de estratégias de engajamento e mobilização no contemporâneo, pois é por meio delas que as causas conseguem projetar-se local e globalmente pelas redes de comunicação digital. Fotografias e vídeos podem ter características estéticas particulares que fundem elementos de impacto sensorial, tais como o uso da violência, o senso de imediatismo e a utilização do corpo, com aspectos ligados à circulação nas mídias e à mobilidade dos aparelhos de gravação, reprodução e divulgação.

A intensidade com que algumas dessas imagens foram repercutidas nos coloca questões como: que aspectos estético políticos carregam as imagens produzidas em manifestações contemporâneas? Que impacto elas têm sobre a audiência imersa em ambientes midiáticos híbridos e móveis? O que há de particular na experiência política proporcionada por essas imagens? Estas e outras questões são abordadas no decorrer deste livro, que faz uso de exemplos de ações ativistas com grande repercussão afim de contribuir para a reflexão do papel da imagem nas práticas políticas contemporâneas.

Tarcisio Torres Silva é professor pesquisador em regime de dedicação integral da PUC-Campinas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (mestrado) do Centro de Linguagem e Comunicação. Doutor em Artes Visuais (2013) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estágio de doutorado no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres (2011). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001) e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1998). É mestre em Artes (2008) pela Unicamp. Como pesquisador, atua no campo da imagem e tem interesse por estética, políticas do corpo, tecnologia e mobilidade.

O livro foi lançado pela Paco Editorial com o apoio da FAPESP e da CAPES. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Livraria da Vila – Galleria Shopping – Campinas
08/03/2017, quarta-feira, às 18h30
Público-alvo: estudantes, docentes, pesquisadores e demais interessados em comunicação, redes sociais, estética, política e engajamento.