Índio guarani, boia-fria em canavial, MS, João Roberto Ripper

Estão abertas até o dia 6 de março as inscrições para o I Concurso Cultural Fotográfico “Trabalho Escravo na Atualidade – Retratos de um cotidiano de exploração”, organizado pela Comissão de Recepção dos Ingressantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O concurso vai selecionar 13 (treze) fotos que irão compor o acervo de fotos do IFCH e serão expostas na semana de 27 a 31 de Março de 2017, por ocasião da recepção dos ingressantes dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e História.

O concurso tem por objetivo disseminar o conhecimento acerca do trabalho escravo na atualidade, despertar e enriquecer a consciência coletiva sobre a questão do trabalho escravo, humanizar as relações de trabalho, fomentar a produção de imagens relacionadas ao tema, promover a análise crítica e a reflexão no que diz respeito ao papel da sociedade como agente ativo na preservação de direitos humanos.

O tema do concurso é “Trabalho Escravo na Atualidade – Retratos de um cotidiano de exploração”. A ideia é reunir fotografias que retratem a realidade de trabalhadores submetidos a trabalhos forçados e/ou a jornadas exaustivas e/ou a condições degradantes e/ou a aliciamento e/ou a tráfico de pessoas e/ou a restrição da liberdade por qualquer meio.

As fotografias serão escolhidas pela Comissão e também por júri popular. O Júri Popular será realizado por meio da Página no Facebook ‘I Concurso Cultural Fotográfico Trabalho Escravo na Atualidade’. Todas as fotografias enviadas serão postadas na referida página, sendo consideradas vencedoras as 3 (três) que receberem mais curtidas.

Os participantes devem enviar suas fotos para o e-mail [email protected]. Mais informações podem ser vistas no Edital do Concurso. (Carta Campinas com informações de divulgação)