O Galleria Shopping recebe de 2 a 31 de março a exposição fotográfica “Mulheres do Mundo”, com 35 imagens de mulheres fotografadas por Érico Hiller durante dez anos, em diferentes países com culturas distintas.

As fotos mostram, de acordo com Hiller, um pouco das faces, dilemas e dificuldades que as mulheres passam em vários países. “Documentei a mutilação genital na África, ouvi todos os relatos possíveis de violência doméstica e até ataques com ácido. A pobreza e as doenças transmissíveis assolam mais as mulheres do que homens no mundo todo, sobretudo em situações de refugiados, epidemias e guerras”, diz.

Na opinião do fotógrafo, as mulheres atravessam um momento histórico no qual migram do desespero absoluto à conquista da dignidade.

Formado em comunicação social e pós-graduado em fotografia, Érico Hiller tem atuado como fotógrafo documental independente há 11 anos. Em 2008, realizou um grande ensaio documental sobre as tensões sociais e ambientais em grandes cidades da Argentina, Brasil, China, Índia, México e Rússia, batizado de Emergentes. Em 2012, publicou um projeto sobre locais ameaçados, como Ártico, Kilimanjaro e Maldivas.

Dedicou-se nos últimos dois anos a pesquisar e retratar os esforços de conservação dos rinocerontes na África e na Ásia. O projeto A Jornada do Rinoceronte foi publicado em livro e rodou o Brasil e o mundo. Érico Hiller ministra workshops e palestras em diversos países. Atualmente, dedica-se ao estudo de assuntos ligados a gênero e à tragédia da violência contra a mulher.

A exposição poderá ser visitada gratuitamente na praça de eventos do primeiro piso do shopping, em frente à Livraria da Vila, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h. (Carta Campinas com informações de divulgação)