O espetáculo de dança “Poesia sobre o Peso. Metáforas sobre a Vida e a Morte”, da bailarina e escritora Daniela Alvares Beskow terá duas apresentações nos próximos dias. Uma nessa sexta-feira, 10, às 20h, dentro da programação da 1ª Mostra Casarão, e outra no dia 19, às 16h, como parte do Circuito Barão, na programação do 13º Feverestival.

Trajetórias percorridas. Resistência sacrificada em continuar. A espera cansada que se traduz na relação com o peso, o sustentar-se. O chão como testemunho do tempo. Esperar, caminhar, resistir. Arrastar o peso do tempo, empurrando-o para frente. Trajetórias a percorrer.

O espetáculo é resultado de pesquisa realizada entre 2010 e 2015 e as duas apresentações trazem uma edição especial com novas cenas que marca os 15 anos do trabalho da artista Daniela Alvares Beskow.

Daniela é Bailarina e escritora. Graduada em Artes do Corpo (Puc-Sp 2013) e Ciências Políticas – bacharel e licenciatura (Unicamp 2006, 2007) e mestranda em Artes Cênicas (Unesp-Sp). Desenvolve trabalho solo como bailarina e também a Metodologia de Criação em Dança e Pesquisa do Movimento desde 2002, método de treinamento e criação, resultando em apresentações e cursos ao público. Dentre alguns temas que se destacam na sua pesquisa são: o silêncio, a respiração e o movimento dos felinos. Foi contemplada com o prêmio Minc de Intercâmbio e Difusão Cultural (2013), PROAC Festivais (2014). Pesquisou a relação público-artista no teatro fechado (Fapesp 2013) e no teatro de rua (2013). Atualmente pesquisa dramaturgia cênica, feminismo e mulheres em cena (Capes 2015-2017). No momento comemora 15 anos de trabalho com lançamento de cursos, divulgação de videos inéditos e a apresentação do solo “Poesia sobre o Peso. Metáforas sobre a Vida e a Morte”, espetáculo inspirado na passagem do tempo através de metáforas sobre a resistência, o sofrimento, a persistência, a continuidade, os encontros e desencontros e o chão como testemunho dessas trajetórias. Os espetáculos compõe a Primeira Mostra Casarão, organizada pelo Coletivo Casarão e também a décima terceira edição do Feverestival dentro do Circuito Barão. Barracão Teatro e Centro Cultural Casarão entram como apoiadores.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica:

Concepção, direção, preparação corporal, execução e figurino: Daniela Alvares Beskow
Projeto de iluminação: Leila Monsegur
Registro audiovisual e teaser: Lygia Pereira
Registro fotográfico: Marina Pires
Apoio técnico registro do espetáculo: Coletivo Casarão e Centro Cultural Casarão
Trilha sonora: “Church Bells Rain-6-6-06” Licença CCO 1.0 Universal.“Image Sonification 011″/Jalastram. Licença CC BY 3.0.“Dreamy ambience 01 Diferencias.. – Quercus 130525 08”/Kamklebeed. Licença CC BY 3.0.