O espetáculo “Trunfo”, do Projeto Vertigem, realiza a primeira circulação nacional durante o mês de fevereiro e chega em Campinas para uma apresentação única no espaço Nano Circo, em Barão Geraldo, no próximo domingo, 19/02, às 19h.

Em seu terceiro espetáculo, através das técnicas circenses de acrobacias aéreas, de solo e malabares, mescladas ao teatro, dança, música e artes visuais, o grupo Projeto Vertigem, de Belém do Pará, conduz seu respeitável público pelo picadeiro, com um velho companheiro de viajem, o Tarô.

Ambivalente, a encenação conduz a plateia a outro lugar, outro tempo, outro ser. É uma experiência para se deixar levar e arriscar-se na plenitude do vazio, particular e sem coincidência ou acaso. Os universos mágicos do circo e do jogo milenar das cartas de Tarô são acessados por Marina Trindade, Katherine Valente e Luan Weyl, que contam com a ajuda do público, convidado a tirar a grande sorte no baralho.

A cada nova sequencia de cartas tiradas por alguém escolhido na plateia, novas combinações de cenas vão surgindo. É um desafio aos atores e equipe técnica, pois a cada nova edição de movimentos, nova luz, outra trilha e sonoplastia são necessárias para corresponderem à encenação. Um jogo de sorte e destino.

As 13 cartas, utilizadas para as cenas, foram recriadas por Victória Rapsodia, responsável pela visualidade do grupo. Ganharam um tamanho ampliado e foram chamadas de Trunfo. Para conhecer melhor o jogo, foram realizados cafés-tarôs, reunindo várias pessoas convidadas que contribuíram neste processo, o que se tornou um exercício constante de se ouvir e trocar.

“Abrimos um jogo de Tarô em cena e isso é sério! Fizemos estudos porque buscamos esses arquétipos para mostrar de forma lúdica em cena, as mensagens e visões de mundo que o Tarô pode nos dar, mas não há compromisso com interpretações. Não somos tarólogos, o que fazemos é deixar as coisas no ar, os símbolos são mostrados”, diz Marina Trindade, fundadora do grupo.

É o público que, instigado, se encarrega de compreender o jogo que é posto a cada apresentação. E quem tira uma carta (ou trunfo), acaba criando uma relação direta com a cena do espetáculo.

O Vertigem é um grupo formado por pessoas jovens e até mesmo iniciando uma carreira artística, amadurecendo sua poética e que encontra nesta circulação a oportunidade de apresentar seu espetáculo e ser visto, bem como um processo formativo e de aperfeiçoamento.

“Além da experiência nas apresentações, do encontro com o público, as maiores de nossas expectativas são as trocas que faremos, pois escrevemos o projeto pensando muito nisso, em conhecer grupos circenses, artistas, lugares. Apesar da viagem, que no final das contas será corrida, várias pequenas coisas nos darão boa oportunidade nesse sentido, como participar do festival diamantino de circo. É um alimento pra nós enquanto artistas e também uma relação de afeto pelo fazer, nesses espaços e dessas pessoas que iremos visitar”, diz Marina.

Paulo Ricardo Nascimento, fundador do grupo In Bust Teatro com Bonecos, que dirige o grupo desde 2012, enfatiza que essa circulação é também resultado de amadurecimento de grupo. “O intercâmbio mais do que uma vontade é necessidade, porque se quer dizer alguma coisa, mas talvez seja necessário trocar com quem esteja fazendo parecido, conversar com pessoas que estejam nessa mesma linha, realizando e ao mesmo tempo investigando o que se faz”, comenta o diretor.

Fruto de uma construção criativa, Trunfo foi montado, dentro de um processo rico e plural, envolvendo outros artistas, intervindo e resultando em um trabalho singular, tendo múltiplas mensagens e marcas. Para Tainah Fagundes, produtora do grupo, são essas assinaturas que enriquecessem o espetáculo, que é vivo e transborda colaboração.

O espetáculo vem promovendo intercâmbio e vivência com outros grupos em cada local que passa. Após as apresentações, é realizado um bate-papo com o público. O grupo já passou por Goiânia/GO, Nova Lima/MG, Salvador/BA e agora chega a Campinas/SP. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio FUNARTE CAREQUINHA DE ESTÍMULO AO CIRCO 2015.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Produção Local: Nano Circo
Dia 19- “TRUNFO” – apresentação
Horário: 19h
Espaço Nano Circo – Rua Tácito Monteiro de Carvalho e Silva n: 629
Barão Geraldo – Campinas/SP
Mais informações na página no Facebook.