Durante os dias de festa do Carnaval, de 24 a 28 de fevereiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibe o ciclo de filmes ‘Carnaval nas ruas, samba no MIS’, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Bruno Ribeiro.

O ciclo tem como temática a diversidade dos ritmos brasileiros, em especial o samba, e alguns de seus ícones, como Cartola e Paulinho da Viola.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo detalhes da programação:

Ciclo “CARNAVAL NAS RUAS, SAMBA NO MIS”
Curadoria: Ricardo Pereira e Bruno Ribeiro

Sexta, 24 de Fevereiro, 19h30
O SAMBA QUE MORA EM MIM
Direção de Georgia Guerra-Peixe
Partindo de uma pesquisa autobiográfica, o filme sai da quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e sobe o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, trazendo um relato pessoal do samba e da história da comunidade com depoimentos de: Timbaca, Cosminho, Lili, Vó Lucíola, Hevalcy, Mestre Taranta e DJ Glauber. Brasil, 2010. Colorido, 72 min.

Sábado, 25 de Fevereiro, 16h
PAULINHO DA VIOLA – MEU TEMPO É HOJE
Direção de Izabel Jaguaribe
O cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola apresenta seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina peculiar e discreta, apresentando hábitos e costumes desconhecidos do grande público. Brasil, 2003. Colorido, 83 min.

Sábado, 25 de Fevereiro, 19h30
CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS
Direção de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira
Esta é a história de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola.Um dos mais importantes compositores da música brasileira de todos os tempos, Cartola é o autor de obras-primas como “O Mundo é um Moinho”, “As Rosas Não Falam”, entre outras.Os diretores Lírio Ferreira e Hilton Lacerda mostram a importância de Cartola para a música brasileira, traçando um emocionante painel do autêntico samba de origem e seus principais expoentes.Um retrato de um homem que renasceu várias vezes. Brasil, 2007. Colorido, 88 min.

Domingo, 26 de Fevereiro, 18h
AS BATIDAS DO SAMBA
Direção de Bebeto Abrantes
A evolução da batida do samba carioca desde o início do século XX é o tema deste filme. Detalha-se o processo de introdução dos instrumentos percussivos e sua transformação para dar ao ritmo a peculiaridade que assume no Rio de Janeiro. Brasil, 2011. Colorido, 82 min.

Segunda, 27 de Fevereiro, 19h30
SAMBA
Direção de Thereza Jessouron
Um documentário sobre a dança do samba e sua relação com o cotidiano dos moradores do Morro da Mangueira, Rio de Janeiro. Fugindo dos estereótipos que costumam divulgar, durante o Carnaval, a mais “nacional” de todas nossas danças, o documentário revela o mundo e a vida dos passistas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e o samba das biroscas do alto do morro, dos ensaios técnicos realizados sem fantasia e de pé no chão, ou das rodas de samba das esquinas da favela. Brasil, 2001. Colorido, 54 min.

Terça, 28 de Fevereiro, 19h30
O MISTÉRIO DO SAMBA
Direção de Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda
O cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela, o grupo de veteranos artistas de uma das escolas de samba mais populares do Rio de Janeiro. Brasil, 2008. Colorido, 88 min.

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos (Regente Feijó, 859, Centro, Campinas). Telefone (19) 3733- 8800.
Entrada gratuita