Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a programação de Carnaval do Sesc Campinas terá oficinas, vivências e shows musicais para adultos e crianças.

No dia 24, sexta-feira, a festa começa com a banda Charanga que se apresenta às 16h30 na Área de Convivência. Com um toque de humor, a banda apresenta marchinhas de carnaval tradicionais (Alalaô, Mascara Negra, Bandeira Branca, Chiquita Bacana), mescladas com músicas autorais, homenageando os imigrantes que vieram para o Brasil, como Porpeta Mia, Japa, Portuga, Buxa o Cordão e outras.

A dança invade a cena no sábado com o Jongo Crioulo de Taubaté que convida todos para uma vivência da tradição folclórica afro-brasileira através dos folguedos populares, esta ação propõe um mergulho no jongo e se divide em cinco etapas: roda de conversa com o mestre jongueiro, oficina de canto, oficina de toque, oficina de dança e apresentação de jongo com o grupo, mestre e participantes.

A programação também traz uma oficina de artes manuais que ensinará a construir maracas, um instrumento musical, com garrafas pets e sementes para brincar o Carnaval. A oficina é gratuita, mas os interessados devem fazer inscrição pelo site ou nas Unidades.

No domingo, 26, e na terça-feira, 28, é a vez da Oficina Lúdica Máscaras, que propõe a construção de adereços de carnaval com EVA, fitas, lantejoulas e brilhos, para usar durante os festejos. A atividade, que acontece na Sala de Atividades 1, é  gratuita e voltada para crianças de até 5 anos.

Também no domingo, o Grupo Encantoria traz um carnaval para todas as gerações. Com canções de grandes compositores e nomes da música popular brasileira e outras canções inspiradas nesse universo, a banda pretende agitar a tarde em vários espaços do Sesc, com início na Área de Convivência às 16h. A apresentação é gratuita.

No dia 27, segunda-feira de Carnaval, quem se apresenta em diversos espaços do SESC é o Folias Brasileiras com Bonecões da Mantiqueira. O grupo leva ao público uma viagem ao imaginário popular com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. É um retrato cênico e musical dos elementos marcantes da riqueza desta festividade nacional.

A literatura também ganha um espaço na folia com o grupo Cabeças de Livro. Os atores do grupo vão percorrer a unidade em seus mais diversos espaços com leituras públicas de diversas obras, autores e gêneros literários. Para a intervenção “Carnaval Literário”, o tema será abordado como um convite a toda gente para a audição de textos que abordem a época, autores e narrativas carnavalescas em sintonia com a literatura.

Encerrando a programação, o grupo Carregue a Pilha, uma banda de frevos e marchinhas, liderada pelo músico Caiçara, que se une aos metais da Jurufrevo Orquestra, apresenta o projeto lançado em fevereiro de 2013 no carnaval de Olinda/PE, onde artistas do cenário musical pernambucano se encontram para propagar e divulgar as marchinhas, gênero de música popular que foi predominante no carnaval dos anos 20 aos anos 60.

A programação completa com mais detalhes pode ser vista no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)