Na próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, às 19h, será realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, uma aula espetáculo inaugural do curso livre de documentário DOC 360°.

O evento gratuito conta com a participação do Grupo de Teatro da Usina Geradora, grupo de dança-teatro Afro Oju Obá, Família Eclipse, Laboratório do Bem-Viver, Coletivos de Mídia Livres da cidade e o pesquisador Valdir Oliveira, autor do livro sobre a história do escravizado Elesbão, enforcado e decapitado em Campinas, no ano de 1835.

O espetáculo ocupará o MIS com narrações, encenações, dança, música e projeções de imagens que interpretam criticamente o julgamento, a condenação e execução do jovem Elesbão. Dessa forma, os participantes serão introduzidos à temática, ao programa e à metodologia transversal do curso.

Essa história, que inspirou a realização do “Cortejo Teatral Ancestral O Auto de Elesbão: a injustiça a serviço da elite”, é o fio condutor do processo de aprendizagem promovido pelo curso. A temática “Elesbão: memória e (re)existência na cidade escravocrata” será explorada em diálogos críticos, reflexivos e criativos e na experimentação da linguagem audiovisual e das técnicas de edição de vídeo. Os participantes do curso produzirão documentários baseados nos registros dos cortejos de 2015 e 2016.

O DOC 360° é um processo formativo em audiovisual realizado como parte do Programa Educativo Pedagogia da Imagem, do Museu da Imagem e do Som de Campinas, em construção colaborativa com os coletivos culturais da cidade: Usina Geradora, Ponto de Cultura NINA, Coletivo de Comunicadores Populares, Ponto de Cultura Caminhos, Coletivo Socializando Saberes, Casa do Hip Hop, Família Eclipse, Coletivo Mídia Livre VaiJão, Casa de Cultura Tainã, Casa de Cultura Fazenda Roseira, CIS-Guanabara (Unicamp) e Laboratório do Bem-Viver.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de fevereiro neste link. O curso tem duração de 35 encontros de 3 horas/aula, realizados às terças-feiras, das 19h às 21h30, encerrando-se em novembro. Serão fornecidos certificados de participação aos que completarem o percurso formativo. Não é necessário conhecimento prévio em filmagem ou edição de vídeo. As atividades são gratuitas, abertas a todos os interessados. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Aula inaugural do curso livre de documentário DOC 360°
Quando: terça, 21 de feveriro, às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Regente Feijó, 859, Centro.
Entrada gratuita
Mais informações pelo e-mail: [email protected]