Será aberta no próximo dia 7 de janeiro, às 10h, na Livraria Pontes, em Campinas, a exposição “Eu Existo”, com trabalhos do fotógrafo Kdu Oliver, natural de Fortaleza (CE) e residente em Campinas.

A exposição apresentará 35 fotos em preto & branco coladas com lambe-lambe. A origem do termo no Brasil tem diferentes explicações. A mais comum é a de que se lambia a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou se lambia a chapa para fixá-la.

Nessa exposição, Kdu se utiliza da técnica para ocupar os espaços, trazendo a rua pra dentro da Livraria em fortes imagens de marcado contexto social. O Lambe-lambe, assim como grafite, é uma técnica de ação direta para se comunicar com os seus vizinhos e redecorar o seu ambiente. Algumas pessoas levam posters mais a sério do que tinta spray, e como é possível produzi-los em massa, o lambe-lambe permite que você entregue uma mensagem complexa, cheia de nuances, em um grande número de locais com mínimo esforço e risco. Tal repetição faz com que as pessoas se familiarizem com a sua mensagem e aumenta as chances de que elas pensarão sobre ela.

A proposta da exposição é sensibilizar o público para o fato de que existe uma pessoa por trás de um morador de rua. Eles vão estar ali, muitas vezes não só querendo um trocado, mas um pouco de atenção e carinho ou um tempo para serem ouvidos.

Porque eles existem…
Foto registro.
Foto, olhar que se apanha num instante e fica.
Foto, permanência do que sempre está e não vemos, não vemos e não vemos porque nunca paramos?
Preto e branco ao nível do olhar. Enxergamos. Reconhecemos. Continuamos a não ver?
Onde a liberdade circula? Onde o diálogo se efetiva? Qual a ajuda necessária?
Espelhos que nos mostram.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: “Eu Existo”
Artista: Kdu Oliver
Período: de 07/01 a 16/02 – de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábado das 9h às 18h, domingos não funciona
Abertura: 07/01 às 10h
Entrada gratuita
Local: Livraria Pontes, Rua Dr.Quirino 1223, Centro
Convênio com estacionamento