Poesia sobre Peso

De 4 a 11 de fevereiro acontece a 1ª Mostra Casarão, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo. A programação terá espetáculos de circo, dança e música, ensaios abertos, aulas, brincadeiras e muita arte.

“A Mostra Casarão é uma iniciativa do Coletivo com intuito de dar visibilidade às atividades gratuitas formativas, aos shows e aos espetáculos cênicos produzidos pelos grupos que colaboram atualmente para a gestão do centro cultural. Além de ser a maior sala de espetáculos de Barão Geraldo, esse centro de atividades socioculturais também se configura numa importante referência e apoio a iniciativas locais e regionais nos segmentos das artes cênicas e manifestações das festas populares”, destaca a atriz Joana Piza, integrante da trupe Família Burg.

Para começar, a Mostra terá início com uma inauguração. Trata-se da apresentação oficial da Sala das Árvores. A partir de um edital do Ministério da Cultura (MinC), na categoria Cultura em Redes, o local passou por uma boa reforma. Tudo é novinho na sala: telhado, piso, janelas e pintura. O batismo artístico do espaço acontecerá no sábado (4/2), às 19h, com a cantoria popular dos integrantes da Cia. de Reis Ases do Brasil. Sob a coordenação do mestre Tião Mineiro, o grupo revive a tradição das folias de reis, manifestação folclórica responsável por anunciar de casa em casa o nascimento de Jesus.

“Além de dar entrada ao público que chegar ao Casarão, a sala também concentrará as atividades formativas do centro, entre as quais oficinas, ensaios e pequenas mostras de trabalhos em processo. A história desse local nos leva a um ambiente de introspecção e criação literária, já que foi o lugar onde o escritor Fernando Morais, autor de Olga, retirava-se para finalizar e iniciar seus livros. Durante a reforma, ainda foram encontrados depósitos subterrâneos onde eram armazenadas as cachaças produzidas no antigo alambique do local”, conta a atriz.

Organizada pelo Coletivo Casarão, a mostra também oferecerá à plateia aulas abertas (capoeira, yoga, artes manuais, teatro, circo e dança), espetáculos (Entre Violas e Coros com João Arruda e João Bah, Paraladibom, O Buraco, Forró dos Amigos, e Poesia sobre o Peso. Metáforas sobre a Vida e a Morte), ensaios abertos (Bloco das Caixeirosas, Roda Aberta de Capoeira Angola, Maracatucá e Cupinzeiro) e intervenções artísticas (Quintal do Casarão e Plantio Musical). Atualmente, o Coletivo é composto por grupos (Família Burg, Cia. Suno, ParaladosanjoS, Flautins Matuá, Maracatucá, Caixeiras da Guia, Entrefios Memórias e Semente do Jogo de Angola) e pessoas da sociedade civil (Andrea Desiderio, Ale Freire, Daniela A. Beskow, Luciana Ruiz e Mauro Braga).

Para finalizar o evento, o Coletivo escolheu uma atividade bastante popular do espaço: o Casaré. Trata-se de um espetáculo de variedades composto por números criados pelos artistas integrantes do centro cultural. A edição da mostra, marcada para 11/2, às 20h, terá os palhaços da Família Burg como mestres de cerimônia. O grupo convidado da noitada será o internacional Cabaret Capricho, de Guadalajara (México). “Criamos obras de circo para comover, surpreender e gozar da irreverência humana por meio da comédia e de imagens poéticas”, destaca o ator Omar Barrios, integrante da trupe mexicana.

A programação é gratuita. Para algumas atividades, o ingresso será no chapéu (contribuição espontânea). Mais informações na página do Casarão nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)