O Planetário (Museu Dinâmico de Ciências de Campinas) da Lagoa do Taquaral, terá em janeiro, além das exposições permanentes, um curso gratuito sobre “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”, que será ministrado pelo físico Júlio Penereiro.

As aulas acontecem de 16 a 27 de janeiro, em dois módulos independentes com 50 vagas cada um. As inscrições foram abertas na quinta-feira, 5 de janeiro. O curso abordará os planetas, satélites, estrelas, nebulosas e outros corpos celestes.

Segundo os organizadores, a ideia é proporcionar o desenvolvimento de conceitos astronômicos e o embasamento necessário para entender o universo. No conteúdo, as diferenças dos corpos celestes, as leis presentes nos fenômenos (tipos de movimentos dos astros, eclipses, conjunções, emissões de energias, dentre outros) e o uso de equipamentos ópticos (binóculos, telescópios refratores e refletores, fotografias astronômicas, fotometria e espectroscopia).

O físico Júlio Penereiro atua no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. É professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Física de Partículas pela Unicamp.

Serviço
Curso Fundamentos de Astronomia e Astrofísica

Quando: janeiro/2017
1ª parte: 16 a 20 – Módulo – I
2ª parte: 23 a 27 – Módulo – II
Horário: 19h às 21h
Público alvo: idade mínima 15 anos. Instrução mínima: Ensino Fundamental.
Local: Auditório do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (Av. Heitor Penteado, s/n. Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), portão 5
Inscrições pelo telefone (19) 3252.2598: a partir de 5 de janeiro até completar as 50 vagas.
O curso é gratuito.
Funcionamento do Museu Dinâmico: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, com agendamento de grupos escolares. Aos sábados e domingos,das 14h às 17h. Sessões públicas do Planetário aos domingos, às 16h, com venda de ingressos a partir das 15h30. Valor: R$ 8 e R$ 4.
Entrada gratuita para escolas da rede municipal de Campinas e entidades filantrópicas.