Uma comissão organizada por 40 entidades de movimentos sociais, formada por Lejeune Mirhan (PCdoB), Surya Guimaraens (Rede Sustentabilidade), Silvana Suaiden (Apropucc), Paolla Catherine (JPT), Cris Grazina (UNE/UJS), Fernando Cruz (Mov. Sociais/PCdoB) e Fábio Índio (CUT), protocolou representação no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) por causa do aumento na passagem de ônibus em Campinas.

O documento, assinado por mais de 40 entidades e organizações comunitárias, foi distribuído para José Fernando Vidal Souza, da 12a promotoria.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) autorizou o aumento de 18,42% na passagem a partir do dia 7 de janeiro. A passagem subiu de R$ 3,80 para R$ 4,50. O reajuste foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (02/01).

Para os movimentos sociais, o prefeito pode estar cometendo crime de improbidade administrativa ao conceder reajuste para um serviço público em situação irregular segundo a própria justiça, sem a convocação de uma nova licitação.

O vereador Pedro Tourinho (PT) também protocolou uma denúncia no MP contra o aumento da da tarifa do transporte coletivo.

Atos em protesto contra o aumento já foram realizados e outro está sendo convocado para 08/02 (quarta-feira), em diferentes localizações e horários por toda a cidade.

Hoje, 25 de janeiros, às 18h, também acontece na Câmara de Vereadores de Campinas um debate sobre o aumento da passagem do transporte público em Campinas. O debate vai tratar do impacto da tarifa no modelo implantado de Bilhete Único.