A inscrição para os cursos livres de dança, música, artes cênicas e artes visuais do Centro Cultural Vicente Musselli,  de Valinhos, será aberta dia 23 de janeiro e vai até dia 31. Estarão abertas as matrículas para 1.350 vagas.

As vagas oferecidas serão preenchidas de acordo com a chegada dos interessados e entrega de senhas de atendimentos. Os interessados deverão comparecer para as inscrições na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua Piratininga, s/nº, bairro Bela Vista, das 8 às 14 horas, onde também funciona o Centro Cultural. Normalmente há grandes filas porque a demanda em algumas áreas é muito maior que a oferta. Pessoas costumam madrugar na fila para conseguir vaga.

As aulas do ano letivo terão início em 13 de fevereiro. Para participar das aulas gratuitas é necessário ser residente em Valinhos. Novos alunos podem se inscrever em até em dois cursos.

As inscrições serão feitas em dias diferentes, conforme os cursos escolhidos. No dia 23 serão para os cursos de artes (artes plásticas, artesanato, desenho artístico, pintura em tela); no dia 24, para o curso de teatro; no dia 25, as inscrições serão para os cursos de música (acordeon, escaleta, flauta doce, flauta transversal, saxofone, teclado); assim como no dia 26 (cavaquinho, harmonia musical moderna, técnica vocal, violão clássico, violão popular, violino).

no dia 27, as inscrições são para os cursos de balé clássico, capoeira e dança contemporânea; dia 30, para dança do ventre, flamenco e jazz; e dia 31, para dança de rua e dança de salão.

O edital com as informações sobre as vagas oferecidas, faixas etárias, períodos das aulas, entre outras, foi publicado na Imprensa Oficial desta sexta-feira (13) e também pode ser consultado na versão online, no site da Prefeitura de Valinhos. Informações pelo telefone 3871-3646.

Catavento Cultural – Também no mesmo período serão realizadas as inscrições para os interessados em participar do projeto Catavento Cultural, oferecidos nos bairros Capuava (inscrições no Centro Cultural, no mesmo período); CROCRICH São Marcos (verificar no local); Centro de Lazer Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio, no Centro (verificar no local); e no Projeto Janela Aberta, na Casa da Criança de Valinhos (Jardim América), dias 10, 11, 12 e 13, das 8h30 ao meio-dia e das 13 às 17h30, diretamente na instituição. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço:

Devem ser apresentados os seguintes documentos:
– Ter idade mínima de 7 anos completos no início do curso;
– Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo aluno ou seu representante legal;
– Cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento do candidato;
– Cópia do CPF do responsável financeiro ou do candidato se maior de idade;
– 2 fotos 3×4 (recentes);
– Cópia do comprovante de endereço atualizado, que pode ser uma conta de consumo (luz ou água), ou que conste o endereço com o nome do aluno ou responsável. Em caso de aluguel, cópia do contrato;
– Preenchimento por parte do responsável legal de autorização específica para participação do aluno em apresentações internas, externas e uso de imagem;
– Cópia do título de eleitor (maiores de 18 anos);
– Após a inscrição, o aluno deverá apresentar em até 30 dias a Declaração Escolar do ano vigente.