O traço inteligente, divertido e sensível que costuma acompanhar a vida das pessoas desde sua infância, será revisitado no Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, com uma programação especial promovida pela Biblioteca Pública Municipal Ernesto Manoel Zink.

No período de 30 de janeiro a 28 de fevereiro, o público poderá conferir exposições, rodas de conversa, feira de quadrinhos, noite de autógrafos, entre outras atividades que permitem revelar não somente os vários caminhos da arte gráfica contemporânea (caricaturas, charges, quadrinhos, cartuns e ilustrações), mas suas histórias e seus estilos.

A novidade desta quarta edição está na distribuição de revistas de HQs em vários espaços públicos da cidade, como terminais de ônibus, avenidas, além das próprias bibliotecas. Quem transitar por esses locais, irá encontrar alguns pacotes com HQs produzidos pelo Estúdio Pandora, parceiro da Biblioteca na programação, e outros títulos de HQs conhecidos, produzidos por outras editoras.

Os HQs também serão entregues, durante a semana, aos visitantes que percorrerem as bibliotecas públicas “Ernesto Manoel Zink”, localizada no centro da cidade, ao lado da Prefeitura; “Joaquim de Castro Tibiriça, no Bonfim; “Monteiro Lobato”, no Bosque dos Italianos, e na “Cora Coralina”, situada no Espaço Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta.

Em parceria com a Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas de São Paulo, haverá a exposição “Zalla, para sempre!”, em homenagem ao argentino radicado no Brasil Rodolfo Zalla (1931-2016), considerado um dos ícones do quadrinho. Foi editor, ilustrador, trabalhou com editoras como Abril e Disney, e introduziu a linguagem de quadrinhos nos livros didáticos. Também atuou com vários gêneros. É conhecido por ter trabalhado e dominado o gênero do terror, criando duas conhecidas publicações – “Calafrio” e Mestres do Terror”. Na mostra, a arte do mestre Zalla será interpretada por diversos artistas, com seus traço e estilo peculiares.

Quadrinhos antigos e raros da Garagem Comics e releitura de capas de quadrinhos nacionais, com curadoria de Fabiano Carriero, completam a série de exposições.

A trajetória das HQs de terror no Brasil, do seu surgimento até os quadrinhos contemporâneos, e o HQ brasileiro da atualidade são temas das rodas de conversa que acontecem no dia 4, sábado, com a participação de Bira Dantas, Luiz (Garagem Comics), Daniel Esteves (Editora quar4o mundo), Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, Lilli Ferreira, Rodrigo Bravo, Marcelo Simonka, Jornalista Delfim do Terra Zero, Djota Carvalho e o Lillo Parra.

Também no sábado, dia 4, haverá uma feira de quadrinhos com as presenças de Laudo Ferreira, Omar Viñole, Bira Dantas, Kiko Garcia, Daniel Esteves, Eduardo Ferigato, Mario Cau, Gilmar, Ruis Vargas, Will Sideralman, Pedro Netto, Rafael Marçal, Eric Peleias, Bruno Borovac, Diego augusto, Rafael Ghiraldelli, Gustavo NS, Vi Cardoso, Igor Luchetti, Maria Paula Ferraz Dias, e Alexandre Dal Gallo.

A programação traz ainda a Noite de Autógrafos, na Pandora Escola de Arte com Caio Yo (Fúria), Bira Dantas (Sketch book), Mario Cau (Pieces) e Eduardo Ferigato (Opala 76). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink: 4ª edição

Exposição “Zalla, para sempre!
“Quando: 30/01 a 28/02/2016, de 2.ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” (Avenida Benjamim Constant, 1633. Centro. Campinas)

Noite de Autógrafos de HQs
Quando: 27/01, a partir das 19h30
Local: Pandora Escola de Arte (Rua Joaquim Novaes, 146, Cambuí. Campinas). Com Caio Yo (Fúria), Bira Dantas (Sketch book), Mario Cau (Pieces) e Eduardo Ferigato (Opala 76)

Revoada de Quadrinhos
Quando: 30/01 a 04/02
Local: vários locais públicos de Campinas

Exposição de Quadrinhos Antigos e Raros da Garagem Comics
Quando: 04/02 a 28/02/2016, de 2.ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” (Avenida Benjamim Constant, 1633. Centro. Campinas)

Exposição: Releitura de Capas de Quadrinhos Nacionais
Curadoria: Fabiano Carriero
Quando: 04/02 a 28/02/2016, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” (Avenida Benjamim Constant, 1633. Centro. Campinas)

Feira de Quadrinhos
Quando: 04/02, sábado, a partir das 14h
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” (Avenida Benjamim Constant, 1633. Centro. Campinas)

Rodas de conversas sobre quadrinhos

Quando: 04/02, sábado, a partir das 15h30
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” (Avenida Benjamim Constant, 1633. Centro. Campinas)

Tema: A trajetória das HQs de terror no Brasil: do seu surgimento até os quadrinhos contemporâneos.
Participações: Bira Dantas, Luiz (Garagem Comics), Daniel Esteves (Editora quar4o mundo) e Kiko Garcia da Kikocomics ;

Roda de conversas: O quadrinho brasileiro contemporâneo.
Participações: Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, Lilli Ferreira, Rodrigo Bravo, Marcelo Simonka, Jornalista Delfim do Terra Zero, Djota Carvalho e o Lillo Parra.