Em setembro do ano passado, o Carta Campinas publicou um texto em que dizia que a Operação Lava Jato iria aumentar a corrupção no Brasil. Isso devido ao partidarismo e seletividade da operação.

Depois, em outubro, mais um texto já com evidências concretas de que a corrupção estava aumentando com o golpe parlamentar de Cunha/Temer e com a Lava Jato.

Agora, um levantamento divulgado nesta quarta-feira (25) pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional, aponta que a corrupção no Brasil aumentou.

Mas é preciso ter certa cautela com a Transparência Internacional, pelo menos no Brasil, devido a seus posicionamentos políticos. Além disso, a entidade é financiada por petroleiras internacionais e deu prêmio para a força tarefa da Lava Jato. As petroleiras internacionais foram as maiores beneficiadas com o golpe parlamentar e a Operação Lava Jato.

O Brasil fechou 2016 ocupando o 79º lugar num ranking sobre a percepção da corrupção no mundo composto por 176 nações. Em 2015, o país estava em 76º lugar.  O índice do país foi de 40 pontos, praticamente igual aos 38 do ano passado.  A escala utilizada pela entidade varia de 0 (altamente corrupto) a 100 pontos (muito transparente).

No ranking atual, o Brasil aparece empatado com Bielorrússia, China e Índia. Dinamarca e Nova Zelândia lideram com 90 pontos cada, enquanto a Somália ocupa a última posição, com 10 pontos. “Países com melhor pontuação (em amarelo no mapa) são superados de longe por países em laranja e vermelho, onde os cidadãos enfrentam de forma diária o impacto tangível da corrupção”, destacou o relatório. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil)