Neste mês de janeiro, o Café Tablao comemora 14 anos de dedicação ao ensino e difusão do flamenco. Para marcar a data, vários eventos estão planejados e o calendário cultural inclui, além de aulas abertas para quem quer experimentar a dança, um espetáculo musical com coro flamenco.

A agenda de aulas gratuitas abertas começa no sábado, dia 14/01, nos níveis básico (das 9h30 às 10h30) e intermediário (das 10h30 às 12h), com a bailaora e diretora artística do Café Tablao, Karina Maganha. As aulas são gratuitas e, para o nível básico, podem participar jovens e adultos de qualquer idade, sem necessidade de experiência prévia em nenhum tipo de dança.

Para quem já tem contato com o Flamenco há pelo menos seis meses, o curso de férias é uma alternativa. As aulas serão ministradas pela bailaora Marina Merheb, que se despede do Brasil para passar uma temporada em Portugal. As aulas são de segunda a quinta-feira, sempre à noite.

No dia 28 de janeiro, abrindo a programação do projeto Casa Flamenca, que vai trazer shows periódicos de flamenco no espaço do Café Tablao, acontece o II Encontro de Coros Flamencos. Em um intercâmbio entre Campinas e São Paulo, apresentam-se o Coro Flamenco Café Tablao e o Coro Flamenco da Su Salud – ambos coordenados por Helena de los Andes, responsável também pelos arranjos vocais e direção artística do evento. “O Coro do Café Tablao esteve em São Paulo e agora o coro Su Salud vem da capital para se apresentar em Campinas”, comenta Helena de Los Andes, que atua como cantaora flamenca há 25 anos.

“É uma grande novidade um show baseado no coro flamenco, cantado por ele próprio. Nossas apresentações de dança sempre têm música ao vivo, mas, desta vez, o coro é a grande estrela. Por isso essa é uma apresentação imperdível”, comemora Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao.

No repertório, lindas canções como “Espanhola” e “Coro Rociero”, além de grandes surpresas em forma de poesia, canto e dança. Denis Sartorato, que assina os arranjos musicais, comanda a guitarra flamenca e Samantha Christian Moraes, o cajón.

Os ingressos para a apresentação custam R$30,00 e já estão à venda na secretaria da escola, que funciona de 2ª a 5ª feira das 17h às 21h e aos sábados das 09h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (19) 99335 0838 (whatsapp) ou pelo e-mail [email protected]. (Carta Campinas com informações de divulgação)