O 19º Congresso Mundial de Educadores e de Educadores Sociais, que está programado para os dias 10, 11 e 12 de abril, em Campinas, reunirá uma galeria de debatedores para discutir o contexto da profissão no delicado momento atual e a também a profissionalização do educador social.

De acordo com os organizadores, o congresso é o momento estratégico para que educadores e educadoras sociais do Brasil e da América Latina possam debater os rumos de uma profissão e de um campo de pesquisas, de educação e de práticas voltadas à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Entre os convidados estão: Glenn Greenwald, Guilherme Boulos, Érka Kokay, Jandira Feghali, TC Silva, Luiza Erundina, Armando Boito Jr, Marco Marchioni, Antonio Miguel, Regina Souza e outros.

O educador social, de acordo com os organizadores, está hoje atuando nas mais variadas áreas, desde atividades de arte-educação em entidades assistenciais e de cultura, até ações diretas de prevenção em saúde, tais como agentes comunitários de saúde e redutores de danos, como ainda na educação de jovens e adultos, atividades de lazer para crianças e terceira idade, trabalho com saúde mental e ações comunitárias junto a remanescentes de quilombos, comunidades ribeirinhas, assentamentos rurais e movimentos populares, entre outros.

Têm diversos perfis profissionais ou áreas de atuação, passando por monitores e cuidadores, arte-educadores, agentes sociais de saúde, educação e cultura, lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais. Todos eles têm em comum o trabalho com grupos comunitários em que as relações sociais demandam uma intervenção que vise a melhora da qualidade de vida.

A partir deste congresso, os educadores sociais debatem também os aspectos legais e organizacionais para estruturar o Educador Social como profissional, incluindo sua formação, o processo de escolarização e a regulamentação de sua profissão.

Os organizadores esperam entre 600 e 800 participantes. O evento, promovido pela Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo (AEESSP) será na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Mais informações no site do evento.