O artista plástico Paulo Cheida Sans, curador do Museu Olho Latino, participa da mostra “Memoria Impresa” que acontece de 11 a 28 de janeiro na Galeria Fórum em Lima, Peru.

Para a realização dessa mostra coletiva, a Galeria juntou-se com o Curso de Especialidad de Grabado da Pontificia Universidad Católica del Perú que desenvolveu o projeto de edição gráfica de artistas renomados, cujas matrizes foram feitas por alunos do Curso. Paulo Cheida foi convidado para participar do projeto e a sua gravura foi estudada e impressa pelos alunos Diego Cabanillas e Andrea Sifuentes, orientados pelos professores Olga Flores, Alberto Agapito e Máximo Antezana.

O projeto de edição feito pela PUC Peru exige muito conhecimento técnico e talento para a feitura das matrizes de gravura para a realização das respectivas edições. Além de Cheida participam os artistas José Tola, Eduardo Tokeshi, Denise Mulanovich, Juan Javier Salazar, Gam Glutier, Gabriel Alayza, entre outros.

A gravura é uma modalidade artística que oferece várias possibilidades de execução. Mantém as suas origens no sentido de divulgar massivamente textos e imagens. Nas vertentes das matrizes da gravura são utilizadas desde tábuas de madeira, metal ou pedra, ou impressas em tela de malha fina de seda. Por meio da gravura e de gravadores a memória técnica da história de reprodução de imagem é preservada.

Paulo Cheida iniciou a sua carreira, ainda menino, em meados da década de 60, tendo participado de mais de 500 mostras no Brasil e exterior. Recebeu 41 prêmios em Salões de Artes, sendo três no exterior (Portugal, Estados Unidos e França). Suas obras estão inseridas em importantes acervos em vários países.

A exposição “Memoria Impresa” acontece até 28 de janeiro na Galeria Fórum localizada na Av. José Larco, 1150, Miraflores, em Lima, Peru. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: Memoria Impresa
Expositores: mostra coletiva de vários artistas que participaram do projeto de Edição da Especialidade de Gravura da PUC Peru.
Período da mostra: 11 a 28 de janeiro de 2017
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h30. Sábado as 11h às 14h e das 17h às 21h
Local: Galeria Fórum (fundada em 1974) – Av. José Larco 1150, Miraflores, Lima, Peru