Após o golpe parlamentar de 2016 e todo um processo de medidas contra a população tomada pelos governo de Michel Temer (PMDB), como o congelamento dos investimentos em Saúde e Educação por 20 anos, o Coletivo Vírus de Campinas organiza um debate para discutir a representatividade na atual democracia brasileira e as perspectivas da democracia direta. O debate acontece no Sindicato dos Petroleiros de Campinas, no próximo sábado, 28, às 14h.

Para os organizadores, a população deseja ser mais participativa e poder contribuir com as tomadas de decisão, não apenas do país, mas também no estado e também no município.

Para isso é importante conhecer o sistema político que rege em nosso país, mas também conhecer outras formas de desenvolver a democracia. “Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas!, anotam.

Os convidados para o debate são:

Fábio Bueno Tanaka Formado em Administração pela Universidade Metodista e MBA pela FGV. Trabalhou como gestor em diversos ramos da economia brasileira como aeronáutica, turismo, tecnologia, serviços, logística, mineradora e petroleira. Tanaka é idealizador do konsento.org plataforma de democracia direta e consenso progressivo. Hoje atua na defesa da democracia e da sustentabilidade.

Wagner de Melo Romão é doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor assistente do Departamento de Ciência Política do IFCH-Unicamp e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (Unicamp) e Ciências Sociais (Unesp-Araraquara). Pós-doutorando pelo Centro de Estudos da Metrópole. Pesquisa temas ligados à democracia, participação, políticas públicas, partidos políticos e América Latina.

Ana Lúcia Lippaus Perugini, deputada federal, que iniciou sua trajetória nos movimentos populares e sociais da década de 1980, na defesa da agricultura familiar e nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBS). Neste período, participou, juntamente com lideranças de Hortolândia e Sumaré, da criação do Partido dos Trabalhadores na cidade. A deputada é defensora da ampliação das políticas públicas para as mulheres. Atuou em defesa do orçamento regional participativo.

E Célio Turino, que atua há mais de 30 anos junto a movimentos sociais e culturais como os Movimentos estudantil (no final da ditadura), sindical (nos anos 80, tendo sido fundador do primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil, em 1988), participou do movimento contra a Carestia, em Defesa da Amazônia, a Anistia, as Diretas Já! e outros.

Serviço:
Debate: Perspectiva da Democracia Direta
Local: Sindicato dos Petroleitos Campinas
Rua Conego Manoel Garcia, 1010 Jd Chapadão – Campinas
Data: 28/01/2017
Horário: 14h00 até as 17h30