Pelo quinto ano consecutivo, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, apresenta durante o mês de janeiro uma programação especial dedicada aos melhores filmes exibidos nos cinemas brasileiros no ano anterior. Sob a curadoria de Ricardo Pereira e Gustavo Sousa foram selecionados 20 títulos.

Veja abaixo mais detalhes da programação com sinopses, datas e horários. Mais informações no evento criado no facebook.

Quinta, 5 de Janeiro, 20h
TRUMAN
Direção de Cesc Gay
Dois amigos de infância (Ricardo Darín e Javier Camara), separados por um oceano, se encontram depois de muitos anos. Eles passam alguns dias juntos, lembrando os velhos tempos e a grande amizade que se manteve com os anos. Esses dias tornam-se inesquecíveis, já que o reencontro desses amigos será também o último adeus. Espanha, 2015. Colorido, 106 min.

Sexta, 6 de Janeiro, 20h
JUVENTUDE
Direção de Paolo Sorrentino
Um maestro aposentado (Michael Caine) sairá de férias com sua filha (Rachel Weisz) e com seu melhor amigo (Harvey Keitel), um diretor de cinema. É neste momento que ele recebe um convite da Rainha Elizabeth II para se apresentar no aniversário do Príncipe Philip. Itália, 2015. Colorido, 124 min.

Sábado, 7 de Janeiro, 17h
O VALOR DE UM HOMEM
Direção de Stéphane Brizé
Aos 51 anos, após 20 meses de desemprego, Thierry (Vincent Lindon) consegue um novo trabalho, mas logo se vê ante um dilema moral. Para manter o seu emprego, ele deverá aceitar tudo? França, 2015. Colorido, 93 min.

Sábado, 7 de Janeiro, 20h
CINCO GRAÇAS
Direção de Deniz Gamze Ergüven
No início do verão, em um vilarejo Turco, Lale e suas quatro irmãs aprendem o que é ser mulher na sociedade turca: São proibidas de brincar com os meninos, são ensinadas a realizarem tarefas de casa e os pais preparam casamentos arranjados para elas. Mas as meninas não desistirão de sua liberdade tão facilmente. França, 2015. Colorido, 97 min.

Domingo, 8 de Janeiro, 18h
O ABRAÇO DA SERPENTE
Direção de Ciro Guerra
Um Xamã de uma aldeia amazônica e último sobrevivente de sua tribo. Ele opta pelo isolamento nas profundezas da selva, até ser encontrado por um botânico europeu que está em busca de uma planta poderosa capaz de fazer sonhar. Colômbia, 2015. Colorido, 125 min.

Quinta, 12 de Janeiro, 20h
CERTO AGORA, ERRADO ANTES
Direção de Hong Sang-soo
Chunsu e Heejung andam juntos em um dia qualquer. Eles visitam o estúdio da pintora, comem sushi no jantar, bebem soju com os amigos dela e veem crescer a intimidade entre eles. Quando a artista lhe pergunta se ele é casado, o diretor não tem outra opção senão revelar a verdade. Na segunda parte do filme, uma história similar de “encontro e diversão” se desenrola. Eles vão nos mesmos lugares, mas algo ali se revela. Coreia do Sul, 2015. Colorido, 121 min.

Sexta, 13 de Janeiro, 20h
NOSSA IRMÃ MAIS NOVA
Direção de Hirokazu Kore-Eda
Três irmãs – Sachi, Yoshino e Chika – vivem juntas em uma linda casa que pertence à família há anos, na cidade de Kamakura. Quando o pai delas, ausente nos últimos 15 anos, morre, elas decidem ir ao seu enterro. Lá elas conhecem a sua meia-irmã Suzu, uma tímida adolescente na qual elas se apegam muito rápido. Elas convidam Suzu para ir morar com elas, e quando o convite é aceito, uma nova vida de descobertas e alegrias começa para as quatro irmãs. Japão, 2015. Colorido, 128 min.

Sábado, 14 de Janeiro, 17h
À SOMBRA DE UMA MULHER
Direção de Philippe Garrel
Com o começo de um triângulo amoroso em Paris, o longa proporciona uma visão sobre casais que começam e morrem, transitando entre o doce sentimento do amor e o forte desejo, até o amargo fim. França, 2015. Preto e Branco, 73 min.

Sábado, 14 de Janeiro, 20h
JULIETA
Direção de Pedro Almodóvar
Julieta sofre com a morte de seu marido, Xoan. Sua filha Antía acaba precisando lidar com a depressão da mãe, mas elas se distanciam muito nesse processo. Quando a garota completa 18 anos, sai de casa sem dar satisfações e faz com que Julieta perceba o abismo entre as duas. Espanha, 2016. Colorido, 96 min.

Domingo, 15 de Janeiro, 18h
O BOTÃO DE PÉROLA
Direção de Patricio Guzman
Documentário de Patricio Guzmán parte de uma crônica sobre o oceano para falar sobre massacre de indígenas e assassinato de pessoas durante a ditadura de Pinochet. Chile, 2015. Colorido, 82 min.

Quinta, 19 de Janeiro, 20h
OVELHA NEGRA
Direção de Grímur Hákonarson
Gummi e Kiddi são irmãos e vizinhos que moram numa pequena comunidade na Islândia, criando caprinos. Eles não se falam há mais de quatro décadas. Usam um cão de estimação para se comunicarem, quando necessário. Solitários, convivem com o clima gélido e com a pacatez de uma vila onde nada acontece. A diversão anual diz respeito a uma competição de ovelhas, as quais os irmãos participam e se rivalizam. Islândia, 2015. Colorido, 93 min.

Sexta, 20 de Dezembro, 20h
FLOCKEN – O REBANHO
Direção de Beata Gardeler
Em uma pequena vila onde todos os habitantes se conhecem, Jennifer (Fatime Azemi), de 14 anos, acusa um de seus companheiros de escola de tê-la estuprado. Os moradores se recusam a acreditar que um caso como esse tenha acontecido na vila, o que acaba fazendo com que a fúria das pessoas locais se virem contra Jennifer e sua família. Suécia, 2015. Colorido, 110 min.

Sábado, 21 de Dezembro, 17h
45 ANOS
Direção de Andrew Haigh
Kate Mercer (Charlotte Rampling) está planejando a festa de comemoração dos 45 anos de casada. Porém, cinco dias antes do evento, o marido recebe uma carta: o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços. A estrutura emocional dele é seriamente abalada e Kate já não sabe se vai ter o que comemorar durante a festa. Inglaterra, 2015. Colorido, 93 min.

Sábado, 21 de Dezembro, 20h
MIA MADRE
Direção de Nanni Moretti
Margherita (Margherita Buy) é uma diretora de cinema que está prestes a iniciar as filmagens de seu novo longa-metragem, que será protagonizado pelo galanteador astro internacional Barry Hughins (John Turturro). Paralelamente, ela precisa lidar com vários problemas em sua vida pessoal, como o fim de um relacionamento e a doença da mãe (Giulia Lazzarini), que está internada no hospital. Itália, 2015. Colorido, 106 min.

Domingo, 22 de Dezembro, 18h
OS OITO ODIADOS
Direção de Quentin Tarantino
Em Wyoming, Estados Unidos, após a Guerra Civil norte-americana (1865), um grupo de caçadores de recompensa transporta uma perigosa prisioneira, mas são surpreendidos por uma nevasca e precisam então parar em uma estalagem na estrada: o Armazém da Minnie. Isolados e obrigados a conviver por mais tempo do que gostariam, o grupo acaba se envolvendo em uma trama de traição, desilusão e ódio. EUA, 2015. Colorido, 182 min.

Quinta, 26 de Janeiro, 20h
O FILHO DE SAUL
Direção de László Nemes
No horror de 1944, na cidade de Auschwitz, um prisioneiro forçado a queimar os cadáveres de seu próprio povo encontra alívio moral ao tentar salvar das chamas o corpo de um menino. Hungria, 2015. Colorido, 107 min.

Sexta, 27 de Janeiro, 20h
TRUMBO – LISTA NEGRA
Direção de Jay Roach
Mais conhecido nome entre os “Dez de Hollywood”, os dez roteiristas banidos pela caça às bruxas anticomunista dos anos 1940 e 1950 nos Estados Unidos, Dalton Trumbo ganha uma cinebiografia à sua altura. EUA, 2015. Colorido, 124 min.

Sábado, 28 de Janeiro, 17h
BOI NEON
Direção de Gabriel Mascaro
Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral, que viaja pelo Nordeste ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e da pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste. Brasil, 2015. Colorido, 101 min.

Sábado, 28 de Janeiro, 20h
MÃE SÓ HÁ UMA
Direção de Anna Muylaert
A vida do adolescente Pierre muda completamente quando é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, ele descobre que sua mãe o roubou na maternidade e é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola… e de gênero? Conheça o drama do rapaz que precisa encontrar seu lugar no mundo, mesmo quando seu mundo inteiro acaba e um novo se apresenta diante de seus olhos. Brasil, 2016. Colorido, 82 min.

Domingo, 29 de Janeiro, 18h
AQUARIUS
Direção de Kléber Mendonça Filho
Clara (Sonia Braga) vive sozinha num apartamento à beira-mar do prédio Aquarius. Ela já se recuperou de um câncer, tem uma vida estabilizada como crítica de música e como mãe de três filhos. Entretanto, sua vida sossegada pode estar com os dias contados depois que uma empreiteira compra todos os apartamentos e tenta convencer Clara a vender o seu. Brasil, 2016. Colorido, 142 min.