Em São Paulo – Até o mês de março, acontece no SESC Belenzinho, em São Paulo, a Mostra Motumbá – Memórias e Existências Negras, uma Mostra que valoriza a representatividade de matrizes africanas legitimadas por trajetórias de vida e posicionamentos sociopolíticos. Na programação, atividades de música, literatura, teatro, dança, entre outras expressões artísticas.

Um dos destaques é o show de Martinho da Vila que acontece de 5 a 8 de janeiro, às 21h, e no domingo, às 18h, no Teatro do SESC Belenzinho.

Todas as músicas do disco de estreia de Martinho da Vila, em 1969, viraram grandes sucessos que fazem parte do cancioneiro popular brasileiro até hoje. Batizado com o seu próprio nome e lançado pela RCA Victor, o LP inclui clássicos como O Pequeno Burguês, Casa de Bamba, Quem É do Mar Não Enjoa, Yayá do Cais Dourado e Quatro Séculos de Modas e Costumes. Quarenta e cinco anos depois, este trabalho foi regravado pelo Martinho, sob o título Martinho da Vila 4.5 Atual e, agora, vira show inédito, concebido especialmente para o Sesc Belenzinho.

Nesse projeto, Martinho da Vila dá uma nova roupagem a canções já consagradas pelo público e mostra que consegue ser atual, sem deixar de ser clássico. O próprio Martinho justificou: “Quando o LP foi gravado, as condições técnicas não eram muito boas. Usamos poucos instrumentos, apenas um violão e um cavaquinho. Eu queria melhorar as harmonias e aproveitei meus 45 anos de carreira para fazer isto”. Martinho foi o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD “Tá Delícia, Tá Gostoso” lançado em 1995.

Martinho da Vila apresenta-se acompanhado por grande banda em sua formação completa, composta por músicos com carreiras solo de sucesso, como suas filhas Maíra Freitas (artista de respeito crescente em sua própria carreira solo) e Juliana Ferreira (backing vocals), a percussão sob o comando do seu filho Tunico Ferreira, o baterista Paulinho Black (da banda Sandálias de Prata), além de Wanderson Martins (cavaquinho e direção musical), Cláudio Jorge (violão, muito elogiado pela crítica por seu trabalho independente sobre Ismael Silva), Ivan Machado (baixo), Victor Neto (sopros) e Kiko Horta (teclados, fundador do aclamado Boitatá, no Rio).

 Os ingressos variam de R$ 9,00 a R$ 30,00. Mais informações sobre o show e sobre a programação completa da Mostra no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)