mestres-660x330Domingo, dia 11 de dezembro, às 10h, o Sesc Campinas apresenta quatro atrações da cultura brasileira, reunindo três mestres cantadores e um jovem artista.

Os três mestres cantadores, poetas e brincantes são Sinhá Rosária (80 anos – Campinas – SP), Joao Bá (82 anos – Crisopolis – Bahia) e Tiao Mineiro (72 anos – Boa Esperanca – Minas Gerais) e o jovem violeiro, pesquisador da cultura popular é Joao Arruda (29 anos – Campinas – SP) que juntos formam esta roda por onde giram cantorias, prosas e muita alegria.

Este encontro entre gerações é fruto dos trabalhos de direção musical realizados por João Arruda nos Cds autorais destes 3 artistas: Acordar com os Passarinhos de Tiao Mineiro (2012), Cavaleiro Macunaima de Joao Ba (2013) e Eu sou Sinhá de Sinhá Rosaria (2015).

Por meio de suas músicas e de suas histórias cada artista desta roda nos leva a uma paisagem diferente, a um universo cultural e existencial próprio.

Com Sinhá Rosária nos embalamos na alegria do samba de bumbo e samba, lenço paulista; com Tião Mineiro vamos aos giros de folias de reis e modas de viola caipira e com João Bá somos levados a poética encantada dos sertões nordestinos e do norte de minas.

E com sua arte partilham sabedoria e conhecimentos e espalham a mais leve alegria anciã. João Arruda, grande amigo e parceiro dos três mestres, acompanha cada um com violas, violão e percussões e, num clima de cantoria descontraída, organiza o desaguar deste três grandes rios.

Os artistas – Quatro perfis distintos, quatro biografias que se encontram a cada espetáculo para promover um multicolorido painel da música popular brasileira. Estes são os quatro artistas que estarão na Roda de Mestres:

Sinhá Rosária – Cantora e compositora popular da cidade de Campinas, SP e co-fundadora do grupo “Urucungos, Puítas e Quijengues” criado por Raquel Trindade. Sinhá preserva e divulga cantos, ritmos e danças do samba-de-bumbo campineiro, samba-de-lenço rural paulista, jongo, côco, maracatu, samba de roda, bumba-meu-boi, baião, lundu entre outros. Em 2015 lançou o CD “Eu sou Sinhá” (FICC 2014), sob direção musical do violeiro João Arruda, celebrando seus 80 anos de vida.

Tião Mineiro – Violeiro, cantor, compositor e mestre-embaixador de folia de reis da Companhia de Reis “Azes do Brasil”, formada há mais de 20 anos em Campinas. Nascido em Boa Esperança, MG, aprendeu com seu pai as mais variadas tradições da cultura caipira e, em 2009, foi escolhido pelo Ministério da Cultura como Mestre-griô da cidade de Campinas, guardião das tradições. Lançou em 2013 o CD “Acordar com os passarinhos” (FICC 2012), gravado e dirigido por João Arruda.

João Bá – Poeta, ator, compositor e cantador. Tem 8 CDs gravados, todos eles de composições autorais, sendo seu trabalho mais recente o CD “Cavalheiro Macunaíma” (PROAC 2012) sob direção musical de João Arruda e Levi Ramiro. João Bá tem mais de duzentas músicas, muitas delas, gravadas por artistas de grande referência no cenário musical brasileiro como: Hermeto Paschoal, Almir Sater, Diana Pequeno, Dércio Marques, Doroty Marques, Rubinho do Vale, Marlui Miranda e muitos outros. Nasceu na cidade de Crisópolis, sertão da Bahia. “Quando caiu o primeiro dente, meu pai disse: pode trabalhar”. E foi trabalhando no sertão da Bahia que João Bá aprendeu a observar a natureza e, desde menino, começou a escrever e compor. É grande pesquisador da música popular brasileira.

João Arruda – Músico, cantor, percussionista, violeiro e produtor fonográfico, João Arruda é considerado um dos jovens promissores da música brasileira. Nascido em Campinas (SP), o artista é comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como de outros países. Seu trabalho está presente em mais de 15 CDs, em que atuou como artista convidado e produtor. Participou de mostras, festivais e programas de rádio e TV além de compor diversas trilhas sonoras para espetáculos, documentários, mostras e filmes. Sua trajetória musical inclui turnês pelo Brasil e exterior. Com o grupo de Pífanos Flautins Matuá Integrou o projeto “Samarro´s Brazil” realizando shows na França e Itália. Em trabalho solo, percorreu a Argentina, Bélgica, França, Inglaterra e País Basco com seu show “Entre violas e couros”. Foi idealizador e é curador do projeto musical “Arreuní”, que promove encontros mensais com diversos artistas brasileiros e convidados estrangeiros. Em 2007 gravou o CD “Celebrasonhos” e seu mais novo trabalho solo é o CD “Venta Moinho”, lançado em 2014.

Roda de Mestres
domingo 11 de dezembro, às 10 horas
Sesc Campinas
Grátis