expectativa_de_vidaDepois da PEC que congela investimento em educação e saúde, o governo de Michel Temer (PMDB) apresentou um proposta inovadora de aposentadoria para os brasileiros.

Ela praticamente extingue o pagamento de aposentadorias no futuro. A maioria das pessoas vão morrer antes de se aposentar. Pela proposta, somente quem começou ou começar a trabalhar com 15 anos, terá alguma chance de receber a aposentadoria integral, com no mínimo 65 anos.

Como a média de vida do Brasileiro é de 75 anos, quem fizer faculdade e começar a trabalhar com 25 anos terá grande chance morrer antes de receber a aposentadoria, visto que 25 anos + 49 anos de contribuição dá 74 anos. A previdência social ficará totalmente no azul porque as pessoas vão se aposentar na média da expectativa de vida do brasileiro. Assim, não haverá aposentadoria para pagar, salvo alguns velhinhos resistentes.

Em alguns estados da federação, como Maranhão, Piauí, Alagoas, Roraima, Rondônia, Amazonas e outros, com expectativa de vida em torno de 70 anos, as pessoas deverão morrer antes de se aposentar e ninguém receberá 100% da aposentadoria.

Mesmo que a pessoa se aposente com a idade mínima da proposta, 65 anos, a expectativa de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de que 25% da população morra antes de se aposentar em todo o Brasil. Ou seja, 25% da população não vai se aposentar com a idade mínima. Isso mesmo, idade mínima! De acordo com o IBGE, 22% dos brasileiros (28% dos homens e 15% das mulheres) não chegaram aos 65 anos em 2014.  Com isso, a proposta praticamente extingue a previdência pública.