A Prefeitura de Campinas, comandada por Jonas Donizette (PSB) não paga os formadores de professores da Rede Municipal há um ano, desde o início de 2016. Esses professores são vinculados ao Cefortepe (Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa), da Secretaria de Educação.

Na última quinta, dia 15/12, no Cefortepe, os professores foram em uma reunião do Conselho Municipal de Educação, com a presença da Secretária de Educação Solange Peliser. “Nós comparecemos para expor a situação, colocar em pauta o nosso problema e fazer um protesto. Mostrando constrangimento pela situação, a representante da secretaria disse mais uma vez que tentaria resolver a situação junto à Secretaria de Finanças”, anotaram. Outros conselheiros mostraram apoio aos formadores.

No dia 16 de outubro de 2016, os professores já haviam tentado receber os salários. “Enviamos um pedido de reunião para a Secretaria de Educação, através de uma carta, protocolada. Assinavam 16 profissionais, de 9 projetos. Nossa solicitação foi ignorada, mostrando o desrespeito da Prefeitura com os trabalhadores. Fizemos uma série de ligações para a Secretaria de Educação e para a Secretaria de Finanças. A resposta é que não poderiam nos pagar, onde o Setor de Contas a Pagar afirmou que não somos prioridade”, relatam os professores.

O trabalho dos professores ligados ao Cefortepe é realizado por meio de contrato e consiste na preparação, atualização, incentivo a novas ações e trabalhos de aperfeiçoamento para docentes da rede municipal. Além de não pagar os professores, a situação prejudica a qualidade do ensino, que fica sem o trabalho de formação de professores.