Em São Paulo – Entre os dias 22 e 30 de dezembro, durante as quintas e sextas-feiras, gêneros musicais de diferentes etnias e culturas se unem durante a programação do “Música no Deck”.

O evento ocorre no deck do jardim do Sesc Santana, sempre às 19h, e recebe artistas que pesquisam a música instrumental de diferentes culturas e lugares, privilegiando a pluralidade, o que torna o evento acessível para todos os públicos.

Nas últimas semanas do ano, o projeto apresenta espetáculos compostos por repertórios que remetem ao Natal, com a apresentação dos grupos Fogueira das Rosas, Trio Camerarte, Almanaque Jazz e Natal Brasileiro.

Veja abaixo mais detalhes dos grupos e das apresentações que têm entrada gratuita. Mais informações também no Portal do Sesc.

22 de dezembro, quinta-feira, às 19h

Fogueira das Rosas

Para o período do Natal, o duo Fogueira das Rosas se une ao acordeonista Gabriel Levy e apresenta o espetáculo “Portal de Belém”. Juntos, eles conduzem o público a uma festa que une elementos sagrados e profanos da Ibero América, passando de um tradicional villancico espanhol a um pastoril brasileiro, de um canto português a um reisado de Buriti, mostrando que o espírito do Natal transcende fronteiras geográficas, temporais e culturais. Este trabalho foi registrado no CD “Portal de Belém” lançado em 2015.

23 de dezembro, sexta-feira, às 19h

Trio Camerarte

O trio de viola, violino e violoncelo apresenta o “Concerto de Natal”. Formado em 2008, é constituído por musicistas de formação erudita, que também se dedicam a estudo da música popular, especialmente a brasileira. Cíntia Zanco (violino), Bel Rebello (viola) e Marisa Silveira (violoncelo).

29 de dezembro, quinta-feira, às 19h

Almanaque Jazz

Com repertório composto exclusivamente por canções natalinas, Almanaque Jazz apresenta sua experiência em música instrumental, tanto no jazz, como na música brasileira. O grupo é formado por Marcos Canduta (guitarra), Márcio Rampin (contrabaixo acústico) e Débora Gozzoli (flauta), todos integrantes da “Jazz Big Band”, fundada em 1989, pelo maestro Arruda Paes.

30 de dezembro, sexta-feira, às 19h

Natal Brasileiro

Resultado da parceria entre o duo Choro de Bolso e o cantor Kleber Serrado, o projeto Natal Brasileiro resgata canções de Natal que caíram no esquecimento. Entre os compositores interpretados estão: David Nasser, Francisco Alves, Lamartine Babo, Mário Albanese, Paraguassú e Assis Valente, com suas valsas, marchas, sambas e choros. Com Débora Gozzoli (flauta), Marcos Canduta (violão) e Kleber Serrado (voz e pandeiro).