sagrado-profano-4Em São Paulo – Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, os Museus do Governo do Estado de São Paulo se mobilizam pelo segundo ano consecutivo para realizar a ação Sonhar o Mundo. Com o tema Enfrentando nossos preconceitos, a iniciativa ocorre de 5 a 11 de dezembro, trazendo uma programação diversificada com palestras, bate-papo, exposição, filmes e intervenções para conscientizar e sensibilizar as pessoas e contribuir com o respeito à diversidade cultural e combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

Participam diretamente da ação os cinco museus cujos temas estão relacionados aos Direitos Humanos: Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil e Museu da Imigração. Todos os demais museus da Secretaria da Cultura também se engajam na divulgação do tema via redes sociais, e alguns com programações adicionais. No total, a Secretaria mantém 19 instituições museológicas.

Entre os destaques da programação cultural dos cinco museus está a exposição Direitos Imigrantes: nenhum a menos, em cartaz no Museu da Imigração; no Museu Afro Brasil o público poderá conferir a visita temática Sonhar o mundo sem racismo, que enfatiza as relações entre direitos humanos e o enfrentamento do preconceito e do racismo (11 de dezembro ); o Museu Índia Vanuíre (em Tupã) fará a exibição do documentário Nossas Terras, da série Índios no Brasil, que aborda os problemas na demarcação de terras indígenas (7 e 8 de dezembro); de 5 a 11 de dezembro o Memorial da Resistência fará a pintura coletiva do mural Política e Diversidade, intervenção sob a coordenação do artista plástico Daniel Melim que envolverá vários artistas, comunidades e entidades sociais; já o Museu da Diversidade Sexual, no dia 10, em parceria com a Comissão da Diversidade Sexual e da OAB São Paulo, fará atendimentos ao público para esclarecimentos sobre direitos LGBT e encaminhamento para rede de proteção pública de Direitos Humanos.

Acompanhe a programação completa pelo site e pela plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos em todo o estado ou nas redes sociais através das hashtags #sonharomundo e #Xôpreconceito. (Carta Campinas com informações de divulgação)