Para homenagear e estimular os cem anos de reconhecimento do samba como cultura, ilustradores convidados pela Pandora Espaço Cultura criaram a exposição “Ilustra Samba” que será aberta no próximo dia 17 de dezembro, às 15h, integrando a programação do “Boteco na Estação”, onde haverá também diversas apresentações de grupos de samba, feiras de artesanato, entre outras atrações.

Sob a curadoria da artista plástica e coordenadora da Pandora, Flávia Tonelli, 20 artistas irão expor obras nas quais ilustram os grandes expoentes do samba.

Mais do que um ritmo musical, o samba é parte da cultura do nosso país, símbolo de luta e inclusão social. E foi há 100 anos atrás que este ritmo foi oficializado por Ernesto dos Santos, o Donga, ao registrar o primeiro samba na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, “Pelo Telefone”, entrando assim para a história. A música mostra o cotidiano no Rio de Janeiro daquela época e faz duas homenagens: ao jornalista Mauro de Almeida, “O Peru dos Pés Frios”, e ao boêmio Noberto do Amaral Júnior, o “Morcego”.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Artistas:
Bira Dantas
Christo Silveira
Enoc Cuité
Jânio Garcia
Kamila Dalmédico
Kate Manhães
Mário Cau
Rafael Ghiraldelli
Well Rosa
Isadora Romera
Caio Boteghim
Murilo Braga
Leonardo Motta
Marcelo Toni
Vicente Magalhães
Flávia Tonelli
Juliana Romão
Ots Graffiti
Sérgio Campelo
Danilo Freitas
Lidia Madeira

Exposição : Ilustra Samba – homenagem aos 100 anos do Samba no Boteco na Estação
Local: Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Campinas. Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, na Vila Industrial
Data: 17 de dezembro
Horário: 15h (o evento é das 13h até 19h, mas a exposição é às 15h)
Entrada: gratuita