A partir do dia 17 de dezembro, sábado, às 15h, a Estação Cultura abre quatro mostras com temáticas e técnicas variadas.

No saguão principal, haverá uma instalação onde o público poderá contemplar um tubarão com 2,5m de comprimento, dimensões reais de um tubarão tigre, do artista Sandro Del Pires. O trabalho foi criado a partir do uso diversos materiais; papelão, jornal, cola, verniz, tinta acrílica e tinta de neon que brilha no escuro. Compondo também a instalação, seis telas versando em técnicas de óleo sobre tela, acrílico e neon, com imagens femininas. O trabalho discute o princípio masculino, violento, assustador e predador (o tubarão tigre que inclusive é predador da própria espécie de tubarões), cercado por figuras femininas que desconstroem a violência da destruição, gerando a criação e preservação.

No vagão restaurante o “clima” fica por conta do samba, a mostra “Ilustra Samba – homenagem aos 100 anos do Samba” com 20 artistas sob a curadoria da artista plástica e coordenadora da Pandora, Flávia Tonelli. A exposição traz 21 ilustrações com técnicas diversas que vão desde pintura manual a digital. Os trabalhos ilustram os grandes expoentes do samba e retrata o samba não apenas como um ritmo musical e sim como parte da cultura do nosso país, símbolo de luta e inclusão social. Há 100 anos, o ritmo foi oficializado por Ernesto dos Santos, o Donga, ao registrar o primeiro samba na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, “Pelo Telefone”, entrando assim para a história.

Os artistas participantes são: Bira Dantas, Christo Silveira, Enoc Cuité, Jânio Garcia,Kamila Dalmédico,Kate Manhães, Mário Cau, Rafael Ghiraldelli, Well Rosa, Isadora Romera, Caio Boteghim, Murilo Braga, Leonardo Motta, Marcelo Toni, Vicente Magalhães, Flávia Tonelli, Juliana Romão, Ots Graffiti, Sérgio Campelo, Danilo Freitas, Lidia Madeira.

Nas salas 8 e 9, as artistas Andrezza Kniff e Nusa expõem seus trabalhos a partir de paixões e visões dos mundos das artistas.

A Mostra “Miaus, da Renascença a Atualidade”, da artista Andrezza Kniff, traz 15 trabalhos de releituras de obras dos mestres Leonardo da Vinci, Johannes Vermeer entre outros. Obras conhecidas como “Monalisa”, “A Moça do brinco de pérola” ganham uma versão felina na proposta de Andrezza Kniff.

Os trabalhos são composições a partir de gravuras em papel, tela, tinta acrílica e óleo, nas dimensões 297 × 420, onde a artista demonstra sua paixão pelos gatos. “Exponho meu amor pelos felinos, ressaltando a beleza e mistério de seus olhos brilhantes, de infinitas expressões dialógicas, em formas, em cores, hipnotizantes e mágicas”, diz a artista.

“Qual é o lugar do homem no Universo? Somos um ciclo de vida mutante, nascemos e morremos a cada instante. Precisamos saber nos posicionar para que nossas futuras gerações usufruam de seus benefícios”. A partir desses questionamentos, Nusa desenvolveu sua mostra “Desocupações” para a Estação Cultura. A proposta da artista traz duas instalações, a primeira contará com 40 desenhos feitos de lápis grafite sobrepostos em fragmentos de tijolos e a segunda a partir de objetos coletados e sem uso pela população, usando a base de argila, cimento e areia para moldar, enrijecer e fixar estes objetos.

As exposições ficam na Estação Cultura até 15 de janeiro de 2017 e podem ser visitadas de segunda a sábado das 8 às 22h domingo das 9 às 20h.

Nos dias 24 e 25, (véspera e dia de Natal), 30 e 31 de dezembro, a visitação pode ser feita das 9 às 18h
A entrada e estacionamento (Francisco Teodoro 1021- Vila Industrial) são gratuitos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“ Elas”- Sandro Del Pires
“Ilustra Samba – homenagem aos 100 anos do Samba “ – coletiva com 20 artistas
“Miaus, da Renascença a Atualidade”, Andrezza Kniff
“Desocupações” , Nusa
Abertura: 17/12 às 15h
De 17/12 a 15/01
De segunda a sábado das 8 às 22h domingo das 9 às 20h.
Nos dias 24 e 25, (véspera e dia de Natal), 30 e 31 de dezembro a visitação pode ser feita das 9 às 18h
Local: Estação Cultura.
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Campinas.
Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial
Entrada: gratuita