neander-heringer-4-640x427No próximo dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, a partir das 17h30, a região central da cidade de Campinas será ocupada por cerca de 150 pessoas que formam um coletivo de artistas na encenação “O Auto de Elesbão”, baseado no livro do pesquisador Valdir Oliveira.

O auto em forma de cortejo teatral percorrerá as praças Praça Bento Quirino, no centro, até o Largo Santa Cruz, no Cambuí. Narra a história da cidade de Campinas e do escravizado Elesbão, o 1º escravizado enforcado e decapitado abrindo o precedente para enforcamentos públicos na cidade. O cortejo contará, por meio de narrações, encenação, dança e música a história da cidade e o julgamento, condenação e execução do jovem escravizado Elesbão.

Para contar a saga de Elesbão, 80 alunos, com idade entre 14 e 60 anos, do curso de teatro da Rede Usina Geradora e Estação Cultura interpretarão os principais personagens da história. Grupos de cultura popular tradicional também farão parte do cortejo e desempenham papéis importantes na narrativa. A produção, iluminação e figurino do auto caberão às turmas dos cursos realizados pela Rede Usina Geradora, Escola Municipal de Cultura e Arte – EMCeA e Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura.

GRUPOS CULTURAIS PARTICIPANTES
Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Ponto de Cultura Caminhos, Casa de Cultura Tainã, Grupo Evolução de Teatro, Casa de Cultura Fazenda Roseira, Ponto de Cultura Sia Santa, Além da Lona, Urucungos, Puítas e Quijengues, Liga Independente das Escolas de Samba de Campinas, pesquisador Valdir Oliveira, Liga Metropolitana de Campinas de Capoeira, Bloco Berra Vaca, Tv Cidade Live, Terreiro da Vó Benedita, Família Eclipse, Maracatucá, Coletivo Vai Jão, Pornorama, Socializando Saberes, Conselho Municipal de Direitos Humanos, Coletivo de Comunicadores Populares, Rede de Museologia Social de Campinas, em Parceria com Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura e EMCEA e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas

O Núcleo Cênico é formado por alunos de teatro do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura, EMCEA e Rede Usina Geradora, com atores e atrizes convidados, com direção cênica de Carol Novaes, Everaldo Candido, Fernando Fubá, Marcelo das Histórias, do Ponto de Cultura NINA, e André Sun e Rafael D’ Alessandro, do Damião e Cia de Teatro, e produção do Ponto de Cultura NINA.

O curso de Teatro é realizado pela Escola Municipal de Cultura e Arte – EMCEA, Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura, Universidade das Culturas – UniCult e Rede Usina Geradora. (Carta Campinas com informações de divulgação)

AUTO DE ELESBÃO
NO DIA DOS DIREITOS HUMANOS O “AUTO DE ELESBÃO” SERÁ ENCENADO NO CENTRO DA CIDADE
Cortejo Teatral – Coletivo de artistas
Dia 10 de dezembro, a partir das 17h30,
Início: Praça Bento Quirino (R. Barão de Jaguara com Av. Bejamin Constant – Centro) até o Largo Santa Cruz (Rua Santa Cruz, Cambuí)
Percurso – ruas Sacramento, Marechal Deodoro, Dr. Quirino, R. Major Sólon
Gratuito