pedracluster00_400x600No próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, será lançado em Campinas, na Livraria da Vila do Shopping Galleria, o livro de poemas ‘Cena Absurdo’, de Pedro Marques, publicado pela Ateliê Editorial.

O livro apresenta poemas que revelam os absurdos do dia a dia, nem sempre notados quando se vive em meio a eles. Em alguns momentos, o livro apresenta dois ou três poemas na mesma página, ampliando a possibilidade de leitura simultânea. “Um aspecto que atravessa todos os poemas e que parece garantir uma certa unidade a eles é justamente a denúncia da hipocrisia, do contraditório, da incongruência, que se fazem revelar nas cenas mais corriqueiras: aí reside o desabrochar do absurdo que passa despercebido quando nele estamos inseridos”, escreve Luís Fernando Prado Telles, professor de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no posfácio. No entanto, o que também chama atenção na obra é a proposta de uma experiência multimídia, já que Cena Absurdo apresenta clusters sonoros – conjunto de notas e palavras simultâneas em intervalos mínimos, e portanto dissonantes, no limiar do ruído.

Na obra, o poeta, compositor e ensaísta Pedro Marques, que também é professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), diz ter buscado “expandir as fronteiras midiáticas e intelectivas do livro”. Para tanto, contou com a participação de Gustavo Bonin, Micael Antunes e Juliana Amaral para “subverter” e “recosturar” seus versos por meio dos clusters sonoros.

Segundo o autor, a obra convida o leitor à audição músico-poética por meio do celular ou computador. As composições podem ser ouvidas por meio do site www.cenaabsurdo.com.br ou por meio de um QRCode (imagem codificada de endereçamento), que acompanha cada cluster no livro. Para ouvi-los, é só posicionar o QRCode em frente à câmera do celular, tablet ou computador a partir de um programa de leitura. “Com cada indivíduo no seu instrumento, Cena Absurdo, no fundo, virou tipo um álbum de banda, só que com a palavra escrita à frente”, diz Pedro Marques.

Pela Ateliê, o autor também lançou Manuel Bandeira e a Música (ensaio, 2008) e Clusters (poesia, 2010).

O lançamento conta, ainda, com uma performance dos músicos envolvidos no projeto. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento de Cena Absurdo
Data: 07 dezembro, das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila (Shopping Galleria) – Rod. Dom Pedro I, s/ nº – Jardim Nilópolis, Campinas – SP
Tel.: (19) 3766-5160

Cena Absurdo – Revisto e Diminuto: 1998 – 2015
Formato: 21 x 21 cm
Número de páginas: 80
ISBN: 978-85-7480-734-8
Preço: R$ 59,80