Em São Paulo – De 6 a 29 de janeiro, o Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo, (CCBB-SP) recebe a mostra Geração Beat, na qual serão exibidos mais de 30 filmes sobre o movimento que floresceu nos anos 1950 e teve como principais nomes os escritores Jack Kerouac e William S. Burrough, com curadoria de Roberta Sauerbronn.

Geração Beat é como ficaram conhecidos os escritores do mais importante movimento literário, iniciado na década de 1940 nos Estados Unidos. A mostra faz uma retrospectiva de filmes sobre esses autores que ajudaram a revolucionar a literatura, com inovações de linguagem, forma e conteúdo provocador, trazendo para o centro de suas obras personagens marginais. A programação inclui curtas, médias e longas, documentários e ficções, além de filmes adaptados de algumas das principais obras literárias dos expoentes do movimento. Inclui também uma aula magna, ministrada por Claudio Willer, poeta, ensaísta, crítico e tradutor paulistano.

As sessões ocorrem de terça a sexta-feira, a partir das 17h, e aos sábado e domingos, a partir das 15h, com ingressos no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Veja mais detalhes e a programação completa no SITE do CCBB-SP. (Carta Campinas com informações de divulgação)