foto-brecho-espetaculo-1-640x427A programação na sede do Barracão Teatro neste início de dezembro terá exibição de filme e peças apresentadas pelos alunos dos cursos livres de dança e teatro.

Na segunda-feira (05/12), às 19h, será realizado o Sarau Cine que, em sua 4ª edição, tem como proposta debater as responsabilidades do Estado brasileiro diante das desigualdades raciais e sociais existentes a partir do filme “Branco sai, preto fica”, com direção de Adirley Queirós. O cineasta tem sido reconhecido pela crítica por suas obras apontarem problemas e desigualdades sociais de uma forma irônica e ao mesmo tempo com o “dedo na ferida”. O filme foi premiado como melhor filme no 47º Festival de Brasília.

O Barracão Teatro mantém há 10 anos parceira com os artistas Eduardo Brasil e Ana Clara Amaral que juntos são responsáveis pelos cursos livres de teatro e de dança que são ministrados na sede do Barracão Teatro. Após um ano de trabalho intenso, os alunos mostram os resultados cênicos com apresentações.

As alunas do curso livre de dança abrem esta mostra na quinta-feira, 08/12, com o espetáculo Brechó, sob direção de Ana Clara Amaral, Hellen Audrey e Luana Veiga. A criação coletiva foi desenvolvida a partir da elaboração poética do estudo sobre a exploração do movimento individual e coletivo. O tema do brechó serve como metáfora de um lugar de troca entre o particular e o coletivo, entre o íntimo e o público.

Já na semana seguinte, nos dias 11, 15, 16, 17 e 18 de dezembro é vez dos alunos do curso livre de teatro apresentarem O conto da Ilha Desconhecida, baseado no conto homônimo de José Saramago, com direção de Eduardo Brasil.

Nesta montagem, tal como no conto de Saramago, sonho e realidade se abraçam criando assim uma história em que a vontade do homem é testada numa série de embates com o senso comum, com as ideias cristalizadas pelo tempo ou pelo medo do que é desconhecido.

Todas as atividades têm entrada no chapéu (o espectador define o valor que pagará após a programação cultural). O Barracão Teatro fica na rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sarau Cine – Filme “Branco sai, preto fica” de Adirley Queirós
5/12 às 19h
Sinopse: Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva. Não recomendado para menores de 12 anos. Tempo de duração: 1h 33min. Gênero: Drama
Ingresso no chapéu

Brechó – Espetáculo de dança Brechó, com alunas do curso livre de dança. Direção: Ana Clara Amaral, Hellen Audrey e Luana Veiga. Classificação Livre.
8/12 às 20h
Ingressos no chapéu – retirar senha com uma hora de antecedência

O conto da Ilha Desconhecida – Espetáculo dos alunos do curso livre de teatro. Direção: Eduardo Brasil. Indicação etária: livre.
11, 15, 16, 17 e 18 de dezembro às 20h
Ingressos no chapéu – retirar senha com uma hora de antecedência
Local: Barracão Teatro – Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Sta Isabel – Campinas – SP.