Na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 18h30, acontece na Unicamp o debate de lançamento do livro “Cena musical paulistana dos anos 2010: a música brasileira depois da internet” (Annablume Editora). Escrita pelo DJ, radialista e pesquisador Thiago Galletta, a obra teve como origem um estudo de mestrado em Sociologia realizado pelo autor, e é resultado de quase quatro anos de pesquisa, acompanhando dezenas de artistas da nova cena musical brasileira que se fortalece no país fora das grandes gravadoras, no cenário recente de expansão da internet e das redes sociais online.

O trabalho traz um registro e análise ainda inéditos no mercado editorial brasileiro sobre a produção musical que se concentrou e se desenvolveu na última década na cidade de São Paulo-SP, e fez da cidade um pólo criativo importante da música brasileira independente pós-internet – reunindo artistas e bandas como Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Metá Metá, Bixiga 70, Céu, Cidadão Instigado, Karina Buhr, Curumim, entre outros importantes nomes.

O debate marca o lançamento da obra em Campinas-SP e terá a presença do cantor e compositor Romulo Fróes, integrante do grupo Passo Torto (premiado, em 2012, como melhor grupo de MPB no 23º Prêmio da Música Brasileira), do músico, compositor, professor do Instituto de Artes da Unicamp e ex-diretor da FUNARTE, Cacá Machado e da professora de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Rita Morelli, uma das pioneiras no Brasil nas pesquisas sobre a indústria da música na área de Ciências Humanas. O evento, que acontece no Auditório II do IFCH/Unicamp, contará ainda com a presença do autor na mesa de debates e a venda de exemplares do livro em valor promocional especial para o lançamento. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“É sabido que as recentes transformações tecnológicas digitais trouxeram uma nova ordem cultural. E que a música brasileira esteve entre os primeiros segmentos a sentir as mudanças econômicas imediatas, mas também estéticas e políticas. Um dos desdobramentos mais evidentes deste novo panorama é o surgimento de uma complexa rede de criadores e produtores que, articulados entre si, formam diferentes cenas musicais nas grandes metrópoles do país. Sintoma, é claro, deste mundo populoso, jovem, hiper-urbanizado e tecnológico em que vivemos. (…) Thiago Galletta, conhecedor do assunto por dentro como um criador, enfrenta corajosamente essas questões circunscrevendo, com o rigor do pesquisador, a rede específica de uma cena musical que se criou nos últimos anos na cidade São Paulo como objeto de análise. O resultado é um mapeamento riquíssimo que sugere vigorosos caminhos interpretativos.” (Cacá Machado, compositor e historiador, é professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp).

Debate e lançamento do livro “Cena musical paulistana dos anos 2010” de Thiago Galletta
Data: quinta-feira, 1º de dezembro, 2016
Horário: 18h30
Local: Auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Barão Geraldo