ivan-valente
Ivan Valente, do PSOL

O PSOL vai protocolar, já na manhã da próxima segunda-feira (28/11), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer por crime de responsabilidade – Lei 1.079/1950, artigo 9º.

Diferente do processo contra Dilma Rousseff (PT), aberto pelo ex-deputado, Eduardo Cunha (PMDB), e que está preso em Curitiba, agora há evidente crime de responsabilidade, alerta o deputado Ivan Valente, do PSOL. “Agora sim estamos diante de um crime de responsabilidade sem margem para dúvidas”, disse Valente.

A peça terá como base as denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Galero, nas quais ele afirma que o presidente da República interveio em favor dos interesses do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para liberar uma obra ilegal em Salvador (BA).

Geddel Vieira Lima, secretário de Governo de Michel Temer, decidiu pedir demissão após o agravamento da crise neste final de semana, com o envolvimento do seu nome, o próprio presidente Temer e o ministro Eliseu Padilha. A carta com a decisão foi entregue a Temer na manhã desta sexta (25). Geddel já havia comunicado a aliados que deixaria o cargo.

Para o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, a crise atual envolvendo a pressão de Geddel pra liberar empreendimento onde tem apartamento é simbólico do governo Temer. “Ele (Geddel) se demitir é uma forma de proteger o chefe. Temer está envolvido nesse e nos demais escândalos e deve sair imediatamente do governo”, afirmou, sobre o pedido de demissão apresentado pelo secretário de governo de Temer. (Carta Campinas com informações de divulgação)