1049213-07102016-wdo_7561Enquanto o governo de Michel Temer (PMDB,) com o apoio do PSDB e outros partidos, correm para aprovar a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela investimento em saúde e educação por 20 anos, uma pesquisa feita no Rio de Janeiro evidencia a tragédia desta proposta, que é chamada de PEC da morte pela área de Saúde Pública.

A pesquisa Democracia Racial e Homicídio de Jovens Negros na Cidade Partida, dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Daniel Cerqueira e Danilo Coelho, foi divulgada sexta-feira (18).

A pesquisa analisou os dados de escolaridade, local de residência, idade e estado civil, além da cor da pele, na amostra de homens entre 14 e 70 anos do censo de 2010, residentes no Rio de Janeiro, e o número de mortos na cidade naquele ano.

A conclusão é de quanto maior o nível de escolaridade, menor as chances da pessoa sofrer um homicídio no Brasil. Além disso, os homens negros têm 23,5% mais chances de serem assassinados do que os brancos, mesmo sem considerar as condições socioeconômicas.

A pesquisa observou o aumento da escolaridade como fator redutor de risco de ser assassinado. Cerqueira explica que, com o ingresso no ensino médio, a taxa de homicídio na cidade poderia cair 19,8%.

“A chance de quem tem até sete anos de escolaridade sofrer homicídio é altíssima, quando o cara entra para o ensino médio, a chance já diminui. Se ele vai para o ensino superior, é um verdadeiro escudo contra os homicídios. A educação é um verdadeiro escudo contra os homicídios.

Pelos cálculos dos pesquisadores, a chance de uma pessoa com até sete anos de estudo ser assassinada é 70,2% maior do que a de alguém que tenha de oito a 11 anos de estudo. Somando a redução dos homicídios que a eliminação do racismo geraria ao fator de elevar os anos de escolaridade, Cerqueira e Coelho chegaram a uma provável redução de 30,2% na taxa de homicídio na cidade.

Com relação ao racismo, a pesquisa mostrou que se a chance de ser assassinado fosse a mesma para homens brancos e negros, a taxa de homicídio na cidade do Rio de Janeiro seria 12,9% menor do que a atual. (Carta Campinas com informações de divulgação)