17262539836_8999d4f29b_zNos 13 anos em que esteve governando o Brasil, o PT produziu um duplo movimento contraditório que acabou por contribuir para as manifestações de ódio ao partido.

É claro que essas manifestações estão calcadas em uma reorganização da extrema-direita nacional e internacional, que se sentiu ameaçada pela ocupação do espaço pelo PT.

Mas é justamente aí que começamos a entender o processo de ódio. O primeiro movimento que gerou o ódio ao PT, tão presente nas redes sociais atualmente, está justamente na disputa por esse espaço de corrupção que sempre foi privilégio da direita e da extrema-direita.

Em um sistema eleitoral normativamente corrupto, visto que permite a compra de políticos por empresas e não impõe limites rígidos de gastos com campanha eleitoral, só é possível chegar à presidência da República se se utilizar dos métodos corruptos admitidos pela própria legislação.

Nesse sentido e as investigações da Lava Jato parecem indicar que o PT se associou à parte da direita corrupta e começou a retirar o espaço de corrupção de outras famílias corruptas que há gerações dominavam a política e o poder. Com essa divisão, o PT conseguiu se manter no poder com os métodos eleitorais próprios do sistema. Estava jogando as regras do jogo corrupto.

Até aí tudo bem, mas o PT foi contraditório. Ao mesmo tempo em que usou os métodos de corrupção, cometeu uma grave traição. Começou a incentivar e implantar sistemas anti-corrupção durante os anos de governo. Isso desagradou também aos aliados corruptos do PT, que acabaram vendo no PT uma grande ameaça.

Relembremos aqui algumas medidas sintetizadas pelo instituto Alvorada: “A partir de 2003, o país passou a contar com uma política pública de Estado de prevenção e combate à corrupção por meio da ação articulada entre os diversos órgãos e do estímulo à participação da sociedade civil no controle da gestão. Uma política que, seguindo padrões internacionais, dá ênfase tanto a medidas repressivo-punitivas, como a medidas preventivas (…) Nesse sentido, diversas ações foram adotadas, como a criação da Controladoria-Geral da União (CGU); o fortalecimento da Polícia Federal; a plena autonomia garantida ao Ministério Público; o incremento da atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) no ajuizamento de ações de improbidade e de ressarcimento ao erário; o aumento e maior eficiência das fiscalizações da Receita Federal; e a atuação precisa do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF) no monitoramento de movimentações atípicas que possam configurar lavagem de dinheiro ou corrupção e enriquecimento ilícito de agentes públicos; e a reestruturação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que fortaleceu sua atuação no combate a carteis. No esforço de aprimorar o sistema de prevenção e combate à corrupção, diversas medidas no plano legal também foram adotadas, assim como de melhoria da governança pública”, veja mais medidas  apresentado” (Se quiser, veja mais medidas adotadas pelo PT contra a corrupção)

O duplo contraditório petistas foi a utilização dos métodos eleitorais corruptos como fazem quase todos os partidos há séculos ao mesmo tempo em que iniciou a implementação de um estado republicano de combate à corrupção. Esse duplo contraditório condensa a raiz do ódio ao PT. Os próprios aliados do PT se viram ameaçados pela política anticorrupção e decidem golpear o partido do poder.

E é por esse motivo que as primeiras medidas de Temer foram diminuir a importância de órgãos de combate à corrupção e precarizar o sistema educacional. São medidas necessárias para manter o sistema da corrupção intocável no longo prazo.

No plano da sociedade, a maioria ou a totalidade dos que expressam ódio, raiva e intolerância ao PT nas redes sociais são beneficiários direta ou indiretamente com o sistema de corrupção do Brasil.

Nos últimos dois anos, as redes sociais foram eficientes em rapidamente descobrir quem é a pessoa que promoveu manifestações de ódio ao PT. Nos casos divulgados pelas redes sociais, 100% dessas pessoas são beneficiárias da corrupção (recebem salários sem trabalhar ou são filhos, parentes ou empregados de corruptos) ou agentes da corrupção (trabalham para políticos dentro da lógica do sistema de corrupção), sendo muitos já acusados e processados judicialmente por corrupção, etc.

Parece bastante razoável pensar que mesmo sendo adversário do PT, não gostando do partido, condenando suas políticas, a pessoa não vá expor ao nível de expressar o ódio contra seus integrantes a não ser que tenha muito a perder. No entanto, faz bastante sentido expressar o ódio a alguém que ameaça nosso sistema de privilégios e benesses.