agencia-brasilEntidades se mobilizam para evitar que a Câmara dos Deputados aprove um projeto que legaliza a corrupção de caixa 2 (dinheiro da corrupção usado em campanhas eleitorais). Com o nome “Caixa 2 não”, campanha quer constranger deputados a vetar emenda que perdoa crimes de caixa 2 cometidos no passado.

A Rede Nossas Cidades e o Quebrando o Tabu lançaram nesta quinta-feira (24 de novembro) uma mobilização contra a emenda ao pacote anticorrupção que anistia os políticos dos crimes de caixa 2 no Brasil. Através do site www.caixa2nao.nossascidades.org.br será possível, com poucos cliques, enviar emails a todos os deputados e deputadas federais pressionando pelo veto da emenda.

A Ong Transparência Internacional também condenou a tentativa de conceder anistia a políticos acusados de corrupção no Brasil. “Esse truque para aprovar uma legislação que conceda anistia aos políticos que cometeram crimes eleitorais é uma farsa. As pessoas ficam indignadas quando veem que os corruptos não são instados a prestar contas. O fato de que está sendo feito sob o disfarce de uma forte legislação anticorrupção é absurdo. Exortamos o Congresso a aprovar a legislação anticorrupção sem anistia e condenar o subterfúgio. Não é nenhuma surpresa que os cidadãos não confiem em seus políticos”, disse José Ugaz, presidente da Transparência Internacional.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu adiar a votação do projeto de lei que estabelece medidas contra a corrupção (PL 4.850/16) e disse que não há nenhuma movimentação para que o texto permita o perdão a quem praticou o caixa 2 antes da sanção da lei, caso seja aprovada. A votação deve ocorrer na próxima terça-feira (29).