a-cidade-perdida-foto-ricardo-ohnuma-640x427O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas, realiza a II Mostra Guanabara de Teatro entre os dias 11 e 19 deste mês, com programação voltada para o público geral. Ao todo, serão 10 eventos culturais – espetáculos adultos e infantis e exibição de curtas-metragens -, no CIS Guanabara, todos com entrada gratuita.

Abrindo a programação, nos dia 11 a 13 (sexta-feira a domingo), será apresentada a peça “A Cidade Perdida”, baseada em “Ascensão e queda da cidade de Mahagonny”, de Bertolt Brecht , pelos alunos das Oficinas de Formação de Atores, como trabalho de finalização das mesmas. No dia 11 (sexta-feira), o espetáculo será às 20h; no dia 12 (sábado), haverá duas apresentações, uma às 19h e a outra às 21h; já no dia 12 (domingo), será às 19h.

A história se inicia em uma região deserta, onde criminosos em fuga, movidos por sua ambição, constroem uma cidade arapuca, uma nação dos prazeres, à qual dão o nome de Mahagonny. A fama da “cidade paraíso” se expande rapidamente, atraindo tubarões e descontentes de toda parte. Chega também à cidade um tal de Paul Ackerman, cuja trajetória nos permite acompanhar o apogeu e a decadência da cidade perdida.

As oficinas de Formação, ministradas pelos atores d’Os Geraldos, com duração de oito meses, buscou ampliar o alcance social da formação artística, além de oferecer uma proposta de formação inédita na região, a de um ator-gestor, ao incluir, na grade, a disciplina de gestão cultural.

Na segunda-feira (14) às 20h, a Mostra receberá o Grupo Tempo, de Campinas, com o espetáculo “Lições de Abismo”, baseado em romance de mesmo nome do escritor Gustavo Corção. O romance  começa quando um professor descobre que está gravemente enfermo. Ele então se recolhe em casa para olhar para a vida vivida e refletir sobre a morte que se apresenta. Nesta adaptação, o professor transforma-se em ator. Ao contrário do intelectual que encontra em casa a cela monástica para a derradeira meditação, o artista volta-se para o palco. Porque é ali onde ele interroga a vida. A sua e a de todos.

Na terça-feira (15), é a vez da Cia D’Vergente, de Piracicaba, apresentar, às 20h, o espetáculo “Revista [ME] Brasilis”. A peça, livremente inspirada na obra de Arthur Azevedo “O Bilontra”, traz as confusões de uma Cia de Teatro que, a convite do Rei Pepino II, chega para animar seus súditos, que há tempos andam armando muitas confusões sociais.

Na quarta-feira (16), às 16h e às 20h, o Coletivo Joaquina apresenta o espetáculo infantil “Histórias para mais de metro”, que traz à tona os mais encantadores contos populares através de brincadeiras, poemas e tradições. De forma irreverente e inusitada, as mais ousadas aventuras e desventuras dos personagens que navegam pela cultura popular são compartilhadas com o público.

Na quinta e sexta-feira (17 e 18), o grupo Os Geraldos apresenta, às 20h, a peça “O Último Sarau – uma peça de corpo presente”. Neste espetáculo, a morte do diretor artístico do Grupo Arte & Vida, que, por trinta anos, promoveu saraus, peças e eventos culturais em uma pequena cidade, é ocasião para um último sarau com a sua presença. Poemas, canções e cenas que fizeram parte da história do grupo são apresentados em uma despedida alegre que, ao evocar memórias e afetos, conduz a uma reflexão sobre a vida, o amor e a arte.

No sábado, fechando a programação, a Cia Coletivo Verum, de Santos (SP), apresenta, às 20h, o espetáculo “A Máquina”, baseado em livro de mesmo nome, de Adriana Falcão. A história se passa na pequena cidade de Nordestina. Nessa cidadezinha, existe uma jovem, Karina, que pretende partir para conhecer o mundo e ser artista de TV. Também existe Antônio, o garoto da rua de cima, que é apaixonado por Karina. Antônio, movido pelo amor que sente por ela e sabendo que ela queria o mundo, promete levar o mundo para ela. Para isso, ele sai de Nordestina e vai até uma emissora de TV para declarar ao vivo que consegue ir para o futuro e oferece a própria vida como garantia.

Além dos espetáculos de teatro, a Mostra Guanabara também terá, em sua programação, a “Mostra Curta Ramiro Rodrigues”, com exibição cinco diferentes curtas-metragens, 15 minutos antes de cada espetáculo. Ramiro Rodrigues é um curta-metragista campineiro que trabalha com audiovisual desde sua estreia em 2011, onde venceu o I Concurso de Micrometragens da UNICAMP, tanto no júri popular quanto técnico. Desde então, produziu cinema, vídeo arte e registros teatrais pelo interior paulista, colaborando com Os Geraldos desde 2015. (Carta Campinas com informações de divulgação)

II Mostra Guanabara de Teatro
CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas

De 11 a 19/11 – Mostra Curta Ramiro Rodrigues
Exibição de curtas-metragens 15 mins antes de cada espetáculo

Dia 11 (sexta-feira)
20h – “A Cidade Perdida” – alunos do Curso de Formação de Atores – 2016

Dia 12 (sábado)
19h e 21h- “A Cidade Perdida” – alunos do Curso de Formação de Atores – 2016

Dia 13 (domingo)
19h – “A Cidade Perdida” – alunos das Oficinas de Formação de Atores – 2016

Dia 14 (segunda-feira)
20h – “Lições de Abismo” – Grupo Tempo

Dia 15 (terça-feira)
20h – “Revista [ME] Brasilis” – Cia D’Vergente de Teatro

Dia 16 (quarta-feira)
16h e 20h – “Histórias pra Mais de Metro” – Coletivo Joaquina
(infantil)

Dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira)
20h – “O Último Sarau” – Os Geraldos

Dia 19 (sábado)
19h “A Máquina” – Coletivo Verum

Toda a programação é gratuita. Retirada de ingressos 1 hora antes de cada espetáculo.
Capacidade do teatro: 60 lugares