cartazciclowongkarwaiA partir de 21 de novembro, o Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) recebe a semana do ciclo de filmes do diretor chinês Wong Kar-Wai. Serão sete filmes selecionados para retratar um pouco de sua trajetória no cinema e a linha de discussão e reflexão social que essas produções retratam na contemporaneidade. As sessões acontecem em sua maioria à noite, às 19h30 e a entrada é gratuita.

Kar-Wai que é nascido em Taiwan (China) e crescido em Hong-Kong (Japão) traz uma carga estética belíssima, de cores e enquadramentos vivazes. Sua linguagem fílmica também surpreende e quebra os padrões de enquadramento e montagem. Um trabalho de espaço e tempo, mas principalmente de existência dos personagens que compõem a narrativa trazendo a sensação de suas angústias nos cortes, nas músicas e nas quebras de roteiro.

Conhecido por tratar do tema das relações afetivas e principalmente da impossibilidade do “amor”, traz uma gama de referências sobre as relações íntimas e afetivas nas grandes cidades e nos contextos sociais da cultura hegemônica. Relacionamentos difíceis, tempos subjetivos desencontrados e a insustentabilidade dos momentos vividos (fugazes) deflagram uma relação intrínseca entre movimento e incompletude.

Personagens imersos em suas individualidades e em seus traumas, sozinhos e tristes em busca de um preenchimento que tende a não se encontrar. Traz-se como pano de fundo em seus filmes os contextos históricos das guerras, invasões, colonizações, migrações das sociedades orientais nos períodos pré e pós-coloniais, que vão produzindo e reproduzindo culturas de medo, segregação e violência no coração das sociedades globalizadas. O papel principal continua sendo o do amor ou da busca por esse sentimento em que intimamente se desenvolve a impossibilidade trágica de concretizá-lo.

Um cinema que retrata a intimidade do amor e suas lógicas, desnudando o nascimento dos sentimentos de afeto, a subjetividade das relações e os seus sentidos que estão inseridos nas culturas das relações contemporâneas: materialismos fugazes, possessividade, consumismo e a idealização das relações em jogos propostos que não encontram tempo e/ou espaço para existirem.

Kar-Wai desloca a figura dos papéis sociais do homem e da mulher para um campo de tensão, sinceridade e limites singulares jamais vistos no cinema: uma epopeia da insustentabilidade das relações, de lugares proprietários e privilegiados despovoados, onde o contexto social e histórico deflagram as suas doenças, seus vícios e todo o seu sofrimento gerado por expectativas não-cuidadas e não-veladas. Os encontros e desencontros entre os seres e o tempo que protagoniza os filmes ditando os inícios, os meios e os fins que cada relação carregará em si. O tempo de validade das coisas e das relações.

O público poderá apreciar no ciclo o profundo cinema autoral de Kar-Wai, que perpassa os diversos sintomas das micro-relações na sociedade atual, migração, exílio, solidão, dependência, tempo e existência, expectativas e frustrações, e por fim, ou por início, a eterna busca pela concretude dos amores. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Dias e Horários:
21/11 – Segunda-feira – 19h30 – Dias Selvagens – (1990) – Hong kong

Sinopse: 1960. Yuddy (Leslie Cheung) é um jovem que descobriu recentemente que a mulher que o criou, uma prostituta bêbada, não é sua mãe biológica. Ela se recusa a dizer quem é sua verdadeira mãe, até que a revelação desencadeia uma série de perturbações mentais em Yuddy. Paralelamente duas mulheres se apaixonam por ele, que se mostra incapaz de decidir com quem deseja ficar.

22/11 – Terça-feira – 19h30 – Amores Expressos – (1994) – Hong Kong

Sinopse: Nas ruas de Hong Kong, uma mulher misteriosa usando peruca loira, um jovem policial que a persegue em meio à multidão e uma jovem sonhadora terão seus destinos cruzados. Todos os três em um grande caleidoscópio de cores.

23/11 – Quarta-feira – 19h30 – Anjos Caídos – (1995) – Hong Kong

Sinopse: Na noite de Hong Kong, um matador de aluguel determinado a mudar de vida, decide, antes de completar sua última missão, encarar de frente os sentimentos que tem por sua parceira, uma mulher que o ajuda em seus contratos. Vagando pela noite da cidade, ele cruza no caminho com um homem mudo, determinado a chamar a atenção do mundo e a lidar com o amor da sua própria maneira.

25/11 – Sexta-feira – 19h30 – Felizes Juntos – (1997) – Hong Kong

Sinopse: Po-Wing (Leslie Cheung) e Yiu-Fai (Tony Leung Chiu Wai) são namorados que saem de Hong Kong e vão passar as férias em Buenos Aires, só que acabam tendo que ficar mais tempo. Po-Wing começa a trabalhar em um bar de tango para guardar dinheiro para sua viagem de volta, e Yiu-Fai começa a trabalhar em um restaurante chinês. Lá, ele conhece um jovem menino de Taiwan, que se torna seu amante, e que o afasta de Po-Wing. Enquanto a vida de Yiu-Fai se modifica, e só melhora, a de seu antigo parceiro está em constante decadência.

26/11 – Sábado – 16h – Amor à Flor da Pele – (2000) – Hong Kong

Sinopse: Chow (Tony Leung Chiu Wai) e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen (Maggie Cheung), uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.

27/11 – Domingo – 18h – 2046: Os Segredos do Amor (2004) – Hong Kong

Sinopse: O escritor Chow Mo-Wan (Tony Leung Chiu Wan) retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de playboy e conquistador. Chow inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu. Enquanto isso, atormentado pelas lembranças dos anos que passou em Cingapura, Chow escreve uma história de ficção científica chamada “2046”. Na história os passageiros de um trem fazem uma interminável viagem rumo a um destino misterioso, onde esperam reencontrar suas memórias perdidas.

29/11 – Terça-feira – 19h30 – O Grande Mestre – (2013) – Hong Kong

Sinopse: Este drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee. O lema desta trama é “Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé”.