laranja_mecanicaNo próximo sábado, 3 de dezembro, às 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, acontece a última exibição do ano do ciclo “Cinema & Literatura”, que todo primeiro sábado do mês, desde agosto de 2011, exibe um filme baseado num grande clássico da Literatura, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

O filme que encerra a programação de 2016 do ciclo é “Laranja Mecânica”, a adaptação que Stanley Kubrick fez do romance distópico de Anthony Burgess.

Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror. Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados. Direção de Stanley Kubrick. (Inglaterra/EUA, 1971. Colorido, 137 min).

O romance Laranja Mecânica, publicado em 1962, faz um comentário sobre aquilo que Burgess via como o desejo da sociedade, no início dos anos 1960, de suprimir as liberdades individuais em favor de uma cultura massificada. Burgessa faz referência às técnicas de condicionamento psicológico da época, para ele repugnantes.

No mesmo dia, às 19h30, encerrando a edição 2016 do ciclo “Aula de Cinema”, que tem curadoria de Gustavo Sousa e Ricardo Pereira, será exibido o filme “A Árvore da Vida”, de Terrence Malick.

A Árvore da Vida descreve as origens e o significado da vida através das memórias de infância de um homem de meia-idade, intercaladas por imagens das origens do universo e o surgimento da vida na Terra. Suas memórias evocam a vida de sua família, na década de 1950, no Texas. Elas revelam a relação que tinha com seus dois irmãos e com seu pai e sua mãe, que eram bem diferentes em suas relações com a vida e o mundo. (EUA, 2011. Colorido, 138 min).

No domingo, 4, às 18h, também será exibido o documentário “What happened, Miss Simone?”, de Liz Garbus, com organização de Ricardo Pereira.

O documentário acompanha a intensa trajetória da cantora, pianista e ativista política Nina Simone (1933-2003). Com gravações raras e inéditas da rotina da artista, depoimentos de pessoas próximas e trechos de seu diário, a obra retrata os momentos mais conturbados da carreira de uma das artistas mais completas de todos os tempos.(EUA, 2015. Colorido, 101 min).

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. O MIS fica no Palácio dos Azulejos , rua Regente Feijó, 859 Centro (Carta Campinas com informações de divulgação)