camara-de-campinas-divulgacaoA Câmara de Campinas aprovou na manhã de hoje (8), a toque de caixa, um projeto do prefeito Jonas Donizette (PSB) para utilizar recursos da Camprev (Instituto que administra a previdência Social dos funcionários da prefeitura) para despesas da Prefeitura.

O prefeito agiu de forma rápida em acordo com a base governista, marcando duas audiências extraordinárias hoje de manhã na tentativa de evitar protestos de servidores. Segundo a prefeitura, o objetivo do projeto é retirar dinheiro da Camprev para pagar o salário dos servidores, visto que a prefeitura está quebrada (não tem dinheiro em caixa para pagar as despesas).

Apesar da agilidade na votação e aprovação do pacote, os vereadores não escaparam dos protestos. Cerca de 100 servidores protestaram na Câmara durante a votação.  Os servidores gritaram em coro: “Sou servidor, sou concursado. Joga essa crise para o seu comissionado”, em referência ao escândalo dos concursados da prefeitura de Campinas durante o governo Jonas.

Os únicos vereadores que votaram contra o projeto foram Arthur Orsi (PSD), Pedro Tourinho (PT), Carlão (PT) e Paulo Búfalo (PSOL). Eles chamara o medida de ‘pedalada fiscal’. Tourinho disse que ele próprio e o sindicato da categoria deverão questionar na Justiça a nova lei.  Para Paulo Bufalo, o superávit, desde 2004, significa que há uma gestão do fundo de previdência municipal. “Essa gestão serve para resguardar os direitos dos trabalhadores do futuro”, afirmou.