bale-da-cidade-de-sp_quebrakovsky-the-nuts-talent-show_foto-cassiano-grandi2_470Em São Paulo – Nada de fantasioso e infantil na versão inédita e contemporânea de “O Quebra-Nozes” do Balé da Cidade de São Paulo que encerra a temporada 2016 da companhia no palco do Theatro Municipal. O espetáculo Quebrakovsky – The Nuts Talent Show, do brasileiro Alex Soares, estreia em 9 de novembro e a temporada segue até o dia 13. O espetáculo conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – OSM, sob a regência do maestro Eduardo Strausser.

Junto com O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes é um dos três balés mais famosos compostos pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, e estreou em 1892 na Rússia. No século XIX, a composição foi encomendada pelo diretor do Teatro Imperial Russo, Ivan Vsevolozhsky. Já a coreografia ficou a cargo de Marius Petipa. A história é baseada no conto “O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos” do escritor romântico Ernst Theodor Hoffmann.

Uma das escolhas do coreógrafo foi trazer a história clássica para os dias atuais. Com dois atos, o espetáculo contará a jornada de uma garota acostumada com o comportamento mais dependente das inovações tecnológicas, mas que no decorrer da história vai aprendendo novas formas de se relacionar. Um dos responsáveis por essa mudança será o par romântico da personagem principal.

Para Quebrakovsky a ordem das músicas da história tradicional foi alterada, o que causará já um primeiro impacto no público que conhece a obra. “O que é importante é conseguir trabalhar um discurso, uma dramaturgia”, afirma o maestro Eduardo Strausser.

O figurino, assinado por Cassiano Grandi, também foi modernizado. Será atemporal, misturando elementos urbanos atuais com roupas características da época em que a obra foi lançada. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Palco do Theatro Municipal de São Paulo
Quebrakovsky – The Nuts Talent Show
Balé da Cidade de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – OSM
Eduardo Strausser, regência
Coreografia:
Quebrakovsky – The Nuts Talent Show (inédito)
Alex Soares, coreografia, desenho de luz e vídeo
Wilson Aguiar, cenário
Cassiano Grandi, figurino

Programa:
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
O Quebra Nozes
110 minutos, sendo 20 minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo ato.
Programação sujeita a alterações.