014_catherine_deneuve_marcello_mastroiani_theredlist-620x310Em São Paulo – Com uma homenagem ao ator Marcello Mastroianni (1924-1996), o 12º Festival de Cinema Italiano começa no dia 14 de novembro, em São Paulo, com apresentação de alguns dos mais de 140 filmes em que ele atuou. O festival prossegue até o dia 20 de novembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e entre os dias 1º e 7 de dezembro, no Cine Caixa Belas Artes. A ideia é mostrar a versatilidade de Mastroianni, considerado um dos maiores atores de todos os tempos.

Entre os filmes que serão exibidos na mostra estão A Noite, de Michelangelo Antonioni; Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola; e Os Companheiros, de Mario Monicelli.

Além da exibição de filmes, o festival traz também uma exposição fotográfica sobre a carreira do ator.

Após a homenagem, o festival apresentará uma programação contemporânea do cinema italiano, com 16 filmes inéditos, que serão apresentados em São Paulo, entre os dias 24 e 30 de novembro. O homenageado da programação contemporânea é o diretor Roberto Faenza, que estará presente à sessão de abertura, no dia 21 de novembro, no Auditório Ibirapuera.

No festival, Faenza vai apresentar seu novo filme, La Verità Sta in Cielo (A Verdade Está no Céu), que conta a história verídica de uma adolescente de 15 anos, Emanuela Orlandi, filha de um funcionário do Vaticano, que desaparece em 1983.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento. (Elaine Patricia Cruz/ Agência Brasil)