img_2394-2Em São Paulo – O SESC SP realiza nos próximos meses o projeto ‘Escritoras na Boca da Cena’ que destaca a presença da literatura feminina no palco, reunindo espetáculos de artes cênicas baseados na obra e na vida de grandes escritoras nacionais e internacionais.

Um dos espetáculos que será apresentado na programação do projeto é ‘O Coração Dos Homens’, de Veronica Stigger.

No espetáculo, dirigido por Henrique Stroeter, a jovem e premiada autora brasileira Veronica Stigger nos coloca diante da voz de uma mulher que relembra sua infância em Porto Alegre, nos últimos anos da ditadura militar. Da rememoração de uma peça infantil, encenada em inglês para alunos de pré-escola, emerge uma reflexão sobre a violência implícita nas relações de gênero, classe e raça. Com Fernanda Cunha.

O espetáculo será apresentado no Espaço Beta, 3º andar, do SESC Consolação. Os ingressos variam de R$ 6,00 a R$ 20,00 e estão à venda pelo Portal do SESC ou nas Unidades.

Dentro do mesmo projeto, Veronica também ministra a oficina “Do Fato à Ficção” de 7 a 9 de novembro no SESC Consolação.

No ensaio “A Arte como Procedimento”, Viktor Chklovsky propõe que compreendamos a arte como um deslocamento da percepção. Para ele, há no dia-a-dia, uma automatização das nossas ações e, aliado a isso, uma automatização no reconhecimento dos objetos. A arte em geral, e a literatura em particular, seria aquela capaz de produzir um estranhamento nesta percepção, isto é, criar um distanciamento entre o objeto e sua percepção corriqueira.

Nesta oficina, pretende-se trabalhar a transposição de fatos reais para a ficção a fim de produzir uma breve peça dramática a partir da indagação básica: o que faz de um fato ficção ou, em outras palavras, que aspectos de um fato são passíveis de se tornar ficção e quais aqueles que devem ficar de fora. A Oficina acontece na Sala Alfa, 8º andar. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 1/11 ou pelo SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)