divulga-pmcA Prefeitura de Campinas, comandada por Jonas Donizette (PSB) decidiu acabar com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro, situada à rua Irmã Serafina, 937.

Ela será fechada a partir das 7h do dia 3 de novembro de 2016, quinta-feira da próxima semana.
Novinha, a UPA é mais um caso de desperdício de dinheiro público. Ela foi inaugurada em novembro de 2012 para atender 500 moradores do Centro da cidade por dia.

A UPA substituiu o antigo Pronto Atendimento (PA) Centro, que também foi fechado em março de 2012 por exigência da Vigilância em Saúde. Como o local não oferecia condições para uma reforma adequada, a Administração decidiu implantar a UPA.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que vai manter equipes com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem na UPA Centro por 15 dias, das 7h às 19h, a partir da data do fechamento. Esses profissionais darão orientações às pessoas que procurarem a unidade. Depois, esses servidores serão transferidos para o Centro de Saúde Mário de Campos Bueno Júnior, à rua Padre Vieira, 1.145, conhecido como CS Centro e que fica a poucos metros da UPA. O CS Centro foi inaugurado em julho de 2014.

A UPA do Centro também havia sido construída para desafogar o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, que agora volta a atender às demandas da UPA Centro.

De acordo com a Prefeitura, os 113 servidores que hoje trabalham na UPA Centro serão remanejados de acordo com as necessidades do atendimento.

A unidade foi parcialmente interditada pela Vigilância em Saúde de Campinas na última segunda-feira, dia 24. De acordo com a Prefeitura, houve tentativa de fazer as adequações necessárias no local que abriga a UPA Centro, mas a estrutura do prédio não permite. Tanto que a Prefeitura não consegue obter a habilitação da unidade para receber recursos do Ministério da Saúde. Isso obriga o município a arcar integralmente com os seus custos, hoje da ordem de R$ 1,5 milhão por mês. (Carta Campinas com informações de divulgação)