divulga-parto-humanizadoOs fotógrafos que registram o nascimento de bebês de todo o Brasil lançaram recentemente um portal para promover a humanização do parto. Segundo os criadores do Portal Hora Dourada, o objetivo é construir uma grande rede de fotógrafos de nascimento que atuam em diferentes estados para disseminar informação de qualidade a respeito do parto.

“Este é um movimento social. Nossa intenção é mobilizar profissionais de todos os cantos do Brasil para que possamos mudar a realidade de parto em nosso país” conta Vívian Scaggiante, fotógrafa de Florianópolis (SC) que participou da idealização do projeto e é pioneira na fotografia de nascimento.

No Brasil, a cesariana é responsável por mais da metade dos nascimentos. De acordo com o Ministério da Saúde, os índices chegam a 84% na rede particular e a 40% na rede pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as cesarianas sejam realizadas em menos de 15% das gestações.

Uma das empresas de fotografia que representa a cidade de Campinas é Instinto Fotografia, das jornalistas Thaís Maruoka e Bianca Namorato. “O empoderamento é uma arma muito importante para que a mulher tenha um parto respeitado. Este portal fornecerá informações importantes para ajudar neste empoderamento. Além disso, unirá forças de fotógrafas e videomakers de todo o Brasil trabalhando por uma única causa. Juntas somos muito mais fortes e o objetivo pode ser alcançado com muito mais sucesso”, afirmou Thaís.

No portal, os casais terão acesso a vídeos informativos sobre gestação, parto e pós-parto com imagens de nascimento e entrevistas com profissionais de diferentes áreas. O portal está sendo lançado em fases. Neste primeiro momento, fotógrafos de nascimento estão sendo convidados a participar da construção de um extenso banco de dados onde estarão disponíveis informações e imagens de cada um dos profissionais que fazem parte da rede. Até o final do ano, também será disponibilizado um espaço de busca de grupos de apoio a gestantes em diferentes cidades que ajudem os casais a se preparar de forma mais consciente para a chegada do filho. (Carta Campinas com informações de divulgação)