A capacidade transformadora da arte e sua vocação de tornar a vida mais leve são as reflexões propostas pela exposição “As Meninas – desenhos para recuperar a alma”. A Mostra, que acontece no dia 5 de novembro no Studio 019, em Campinas, traz doze obras criadas pela artista Celly Inatomi. Os trabalhos fazem parte de uma experiência de resgate da liberdade de criação e, especialmente, da tranquilidade em meio a uma fase de exaustão acadêmica, durante a entrega de sua tese de Doutorado.

Para a artista, desenhar faz bem não só a quem está com o pincel ou lápis em mãos, mas para quem está ao redor. “Transforma as pessoas, a rotina e nosso jeito duro de olhar e de levar a vida, as obrigações e responsabilidades que temos no dia-a-dia. É como se desenhar me dissesse que eu tenho algo mais bonito a dar ou a deixar para as pessoas”, diz. “Quando eu fiz esses desenhos, tinha acabado de defender uma tese de Doutorado, e estava exausta, física e mentalmente. A arte me ajudou a retomar a leveza”, explica.

As inspirações para os desenhos, segundo ela, vieram especialmente de influências literárias – em específico, de personagens de Clarice Lispector. “Quando comecei a fazer a série de desenhos das Meninas, eu estava lendo dois livros: um deles lançado recentemente, em que juntaram todos os contos da Clarice; e o outro foi Perto do Coração Selvagem, também da autora. As personagens femininas dela são geralmente muito presentes, muito fortes. Não digo que todas as meninas da exposição são personagens da Clarice, mas se basearam de alguma forma na influência que ela teve sobre mim”, observa.

Entre as obras, a que leva o nome de Joana, personagem central de Perto do Coração Selvagem, é uma das preferidas de Celly. “Foi muito legal pintar a Joana, pois saiu exatamente como eu pensei e idealizei essa mulher, com uma cara meio ríspida, cínica, ou, de fato, verdadeira. Com uma feição que não conseguimos decifrar de pronto quem é, ou como é. Para mim, essa é a Joana. Indecifrável”.

Ainda há uma homenagem para Macabéa, outra figura clássica na obra de Clarice. “Para mim, esse desenho é um dos mais bonitos e especiais, porque eu acho que saiu da representação comum que se faz geralmente da Macabéa, como alguém desengonçada e até mesmo feia. Pintei-a de modo que ficasse bonita, como ela de fato é a meu ver. Com flores no cabelo. Simples, como ela é”, define. Para Celly, as meninas representam principalmente a diversidade, como se cada qual fosse o que fosse e mostrasse algo bonito e singular.

As obras originais, produzidas com tinta acrílica e pincel, serão expostas ao lado de reproduções ampliadas em metacrilato, feitas pela Metrogalle – também campineira. O metacrilato é um processo de acabamento que vem ganhando espaço no circuito de fineart e que dá um resultado quase tridimensional às imagens. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição As Meninas – Desenhos para recuperar a alma
Quando: 05 de novembro às 19hs
Onde: Studio 019. Endereço: Rua Major Solon, 911, Cambuí – Campinas.
Visitação: Após o dia 5 de novembro, a visitação acontecerá mediante agendamento, pelo telefone (19)98167-0450.