23ef98_1491d04f969643bbaa2e2e57da116c95-mv2O Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, recebe em novembro o curso gratuito “Projetos Culturais Incentivados – Desvendando a Lei Rouanet”. As aulas, cujas inscrições já estão abertas, serão ministradas em duas turmas nos períodos diurno e noturno. No período da tarde, das 15h às 17h, e no período noturno, das 19h às 21h.

A iniciativa é da empresa paulistana Berlin Gestão e Produção Cultural e faz parte do calendário do Festival CMG Campinas. As atividades serão realizadas nos dias 7, 9 e 11 de novembro, segunda, quarta e sexta-feira, respectivamente.

Durante esta semana de estudos, os alunos receberão instruções de como planejar e elaborar um projeto para a Lei Rouanet; realizar a apresentação comercial do projeto e diferentes fontes de financiamento; além de discutir também questões relativas ao gerenciamento de ações e atividades culturais para prestação de contas e envio de documentos.

Para realizar as inscrições, que são gratuitas e estão limitadas a 40 vagas em cada turma, os interessados devem encaminhar e-mail, informando nome completo, RG, telefone de contato e período de escolha para o endereço [email protected].

Entre os itens do conteúdo do curso estão: segmentos culturais abrangentes, pesquisa de mercado, documentação, redação específica, cronograma de execução, plano de mídia e distribuição de produtos culturais, contrapartidas sociais, planilha orçamentária, comprovação física e financeira.

Em 7 de novembro, a produtora Priscila Benetti, responsável por ministrar os cursos, vai iniciar o ciclo de estudos com a aula ‘Planejamento e Elaboração de Projetos’.

“O curso é destinado a produtores culturais e artistas, no intuito de desmistificar na prática todo o processo da Rouanet. Sendo assim, sugiro que o participante já tenha um projeto ou ao menos uma ideia, para que possa aproveitar o curso integralmente.”, ressalta a produtora Priscila Benetti.

Já em 9 de novembro, o dia será dedicado ao estudo da ‘Comunicação e Captação de Recursos’. Por fim, em 11 de novembro, a atividade é encerrada com a aula ‘Gestão de Projetos’.

Ao fim do curso, o aluno receberá um certificado de participação com chancela do Ministério da Cultura.

O Festival CMG é um evento multicultural, itinerante e gratuito. Com patrocínio da Comgás e realização do Ministério da Cultura, o festival trouxe para Campinas, em julho deste ano, atividades como exibição open-air de filmes, apresentações musicais e workshops de cinema. Além de Campinas, o evento também passou pelas cidades de São Paulo, Taubaté e Santos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Curso “Projetos Culturais Incentivados – Desvendando a Lei Rouanet”
Data: 7, 9 e 11 de novembro

Turma 1 – Periodo Diurno – das 15h às 17h
Turma 2 – Período Noturno – das 19h às 21h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas (SP)
Preço: gratuito
Inscrições: pelo email [email protected]
Informações: (19) 98836 9377