ivory-tower-movie-poster-featurO Cineclube ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp) apresenta, na próxima quarta-feira, 19, a partir das 18h30, o documentário Torre de Marfim (Ivory Tower), dirigido por Andrew Rossi, sobre os modelos e a crise das instituições de ensino superior nos Estados Unidos. A entrada é gratuita. O documentário foi selecionado para o Festival Sundance, nos EUA, em 2014.

O filme mostra os altos custos para os alunos do ensino superior dos EUA. Como aponta o próprio documentário, os empréstimo feitos para estudantes passam de 1 trilhão de dólares no país. Com o aumento do desemprego e da inadimplência, essa é uma bolha que pode explodir no sistema financeiro norte-americano, assim como foi a bolha imobiliária de 2008, que arrastou para a crise economias do mundo inteiro.

ivory-towerPara se ter uma ideia, o custo das mensalidades das universidades americanas aumentaram mais de 1000% desde os anos 70, enquanto que o custo dos alimentos aumentaram cerca de 200% e o custo dos planos de saúde aumentaram cerca de 400%. Diversas instituições são avaliadas no filme, incluindo a prestigiada Harvard e universidades públicas em crise financeira.

Nas discussões sobre a crise no sistema de ensino superior no Brasil, o modelo norte-americano costuma ser citado como alternativa a ser imitada  e nesse sentido está sendo implementada a política do governo de Michel Temer. As questões levantadas pelo documentário expõem a precariedade dessa argumentação e trata também da mercantilização que transforma um direito (educação) em artigo de consumo.

A exibição do documentário será precedida pela fala do professor das Faculdades de Economia da Universidade de Coimbra e de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, Boaventura de Sousa Santos, na abertura do II Congresso Acadêmico Unifesp, realizado entre os dias 6 e 9 de junho deste ano. Na ocasião, o professor fez uma análise rigorosa e global da Universidade do Século XXI.

SERVIÇO
Torre de Marfim
Título Original: Ivory Tower
Direção: Andrew Rossi
Gênero: Documentário
EUA
Início: 18h30
Duração: 1h30
Sessão gratuita
Local :Auditório da ADunicamp
Av. Érico Veríssimo, 1479 – Unicamp, Cidade Universitária, Barão Geraldo, Campinas
Telefone: (19) 3521-2470