teatro-morena-05Em São Paulo – Nos próximos dias 20 e 21 de setembro, será apresentado no Sesc Ipiranga, em São Paulo, o espetáculo “No Daré Hijos, Daré Versos”.

O drama intercala prosa e canções a partir da vida e da obra da poeta Delmira Agustini (1886-1914), cuja memória e arte andavam relegadas até ganhar novo alento nos últimos anos. Ela morreu assassinada a tiros pelo ex-marido. E assim é evocada pelo escritor Eduardo Galeano: “Tinha cantado as febres do amor sem disfarces pacatos, e tinha sido condenada pelos que castigam nas mulheres o que nos homens aplaudem, porque a castidade é dever feminino, e o desejo, como a razão, um privilégio masculino”.
Referência no teatro de pesquisa em seu país, a dramaturga e diretora Marianella Morena compõe três atos em movimentos distintos em gênero e linguagem, do realismo ao hiper-realismo. Questiona a premissa de verdade única borrando o real, a história e a ficção.
Abre com o então casal no quarto, multiplicado por três mulheres e três homens sobre a cama. Em seguida, foca o ambiente familiar da escritora, patriarcal e falso moralista. Por fim, salta para o século XXI, quando uma casa de leilão dispõe um lote contendo o revólver do crime, uma gravação confessional e a correspondência inédita de Delmira com um político.

Os ingressos variam de R$ 12,00 a R$ 40,00 e estão à venda nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Texto, direção, letras e canções: Marianella Morena.
Elenco: Lucía Trentini, Agustín Urrutia, Mané Pérez, Leonardo Noda, Laura Báez e Domingo Milesi.
Cenografia e Figurinos: Johanna Bresque
Desenho de Luz: Claudia Sánchez
Música: Lucía Trentini e Nicolás Rodriguez Mieres
Produção: Lucía Etcheverry
Apoio: Institucional de Artes Escénicas (INAE) Uruguay
Duração: 75 minutos. Teatro (200 lugares).

Venda limitada a 6 ingressos por pessoa.